Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
ALIMENTOS ESSENCIAIS AO CÉREBRO


Antoni BigCuore*


A alimentação balanceada, composta principalmente em elementos antioxidantes, previnem o câncer de um modo geral.

O que são alimentos antioxidantes? Alguém perguntaria. Imaginem vocês pegar um pedaço de ferro qualquer e o deixar ao relento. O que vai acontecer? Com o tempo ele vai oxidar ou enferrujar.

O mesmo acontece com as células. As toxinas provocam o surgimento dos chamados radicais livres, espécies de moléculas que oxidam as células, fazendo com que elas morram precocemente. Portanto, os radicais livres provocam o envelhecimento precoce das células.

Por isto, vocês amantes da vida saudável e que querem prolongar suas vidas um pouco mais, devem se munir destes alimentos que são antioxidantes.

As verduras, legumes e frutas, de um modo geral, são todos antioxidantes. Ou sejam, eles protegem as células da ação negativa dos chamados radicais livres.( a poluição, cigarro, álcool, também ajudam o surgimento dos radicais livres).

As principais vitaminas antioxidantes são: a C e a E. A vitamina c, se encontra em abundância nos chamados cítricos principalmente: laranja, limão, acerola, goiaba, pêssego etc. A E se encontra no amendoim, semente de girassol(ou óleo de girassol), castanhas de um modo geral(do pará, nozes etc), germe de trigo, espinafre, ovo etc.).

Dieta para o coração saudável. Em primeiro lugar, reduzir o sal e o açúcar. O sal aguça a tendência à pressão alta. O açúcar em excesso produz colesterol. Devemos evitar a chamada “gordura saturada”, ou seja, a de origem animal. Esta é a pior de todas!!! Mata mesmo, entupindo as artérias!.
Comer mais frutas, verduras e legumes, no geral, associados aos chamado cereais integrais. O arroz integral, por exemplo, é ótimo para prevenir a depressão. Além,claro, de ser rico em fibras, evitando o entupimento das artérias. O arroz integral é rico ácido fólico, o que melhora o sistema imunológico.

Alho e a Soja. Dois elementos fantásticos na prevenção de doenças. O alho combate a pressão alta, alem de funcionar como espécie de um detergente do sangue. Três dentes de alho por dia, é um excelente antibiótico natural. Fortalece o sistema imunológico, purificando o sangue.

A soja, alimento riquíssimo em proteínas e minerais, previne uma serie de doenças, alem de melhorar o sistema imunológico também. Reduz radicalmente o LDL, que é o mau colesterol.
A Revista Seleções, de dezembro do ano 2000, trouxe uma reportagem super interessante sobre este assunto.

A guisa de ilustração, vamos citar alguns “reforços para o cérebro”. Diz ela: “Ginkobiloba. Se você esta começando a esquecer os nomes dos amigos,os efeitos antioxidantes e a melhora da circulação produzidos pela ginko podem fazer diferença. Em um estudo de 1997 sobre a influencia desse suplemento nos estágios iniciais do mal de Alzheimer e da demência vascular, 27% dos indivíduos que o tomaram por um ano tiveram os níveis de deterioração mental protelados em seis meses. Mas não deixe de consultar o medico antes.

Fosfatidilserina. Estudos demonstraram que essa substância natural contribui para a flexibilidade das membranas das células, possibilitando a comunicação entre os neurônios. Nos jovens, a produção de fosfatidilserina é suficiente, mas depois dos 40 anos a mente começa a ficar preguiçosa. Vale a pena, nessa hora, pensar em tomar um suplemento.

Estrogênio. Se você estiver entrando na menopausa e não tiver na família casos de câncer de mama, o estrogênio pode ser uma opção inteligente. Estudos de pequenas proporções sugerem que o hormônio alivia dificuldades de memória em mulheres com Alzheimer. Além disso, as mulheres saudáveis iniciam a terapia de reposição estrogênica cedo tem um desempenho nos testes de memória melhor do eu as que a retardam ou não fazem a terapia. Ao fortalecer o coração, o estrogênio pode de maneira indireta, também nutrir a mente”.
Eis aí, prezados leitores, dicas importantes para se optar por uma vida saudável. A escolha é sua!.
===========================================================
*Autor do Livro, A SAÚDE DA ALMA E DO CORPO. (cura interior e vida saudável)
(texto inspirado em SP.sp., 08.09.2006, às 16,01 hrs.,5a feira)
===========================================================
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 10/09/2006
Reeditado em 24/04/2010
Código do texto: T236703
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 69 anos
2237 textos (779717 leituras)
87 áudios (44896 audições)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 15:39)
ANTONI BIGCUORE