Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Doces Palavras de Poeta

São mais de trezentas páginas de talento literário. “Poesia é a arte de escrever em versos, arte de apreciar o imaginário, arte de transmitir otimismo, esperança, alegria”. As palavras são de Cleyde Rejane Treml Skiba, diretora do Colégio Global – que há uma década edita o livro “Doces Palavras de Poeta”. O deste ano, lançado ontem no auditório da Univille, tem como tema “Vivendo o Brasil”. Aliás, a própria capa traz um mapa do nosso País com imagens da natureza de fundo. Os alunos da Educação Infantil até a 4ª série do Ensino Fundamental ilustraram suas poesias, uma novidade que deixou o livro mais interessante ainda. “Assim seguimos nossa trajetória, mostrando aos nossos alunos um futuro de possibilidades, um mundo de descobertas que os leva adiante”, comenta a diretora Cleyde na apresentação do livro.
“Doces Palavras de Poeta” é prefaciado por Pedro Alberto Skiba, deste jornal, também conselheiro nacional da Ordem dos Jornalistas do Brasil e membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). “Versos sonhados, versos elaborados, versos individuais, versos partilhados. Filhos mostrando seus sentimentos e suas visões das pequenas coisas. Mestres e orientadores revelando a satisfação de ensinar. Pais com o peito estufado por ver que seus filhos já fazem livros”, escreve ele no prefácio. O livro tem poesias coletivas (da Educação Infantil) e individuais (Nível III, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Professores). 

Tive a satisfação de avaliar mais de 55 trabalhos de alunos do ensino médio nesta 10º edição do livro Doces Palavras de Poeta
 e me agraciaram com a publicação de minha poesia BRAVA GENTE, que foi declamada pela aluna Viktoria Weihermann da 3ª série na noite de autógrafos em 26/10/2006 na Universidade de Joinville, unidade de São Bento do Sul/SC.

Brava gente

Gravíssima a situação
do país do futuro
cambaleando na contra-mão
realidade dorida.

Muitos nomes à corrupção
golpe covarde e impuro
na alma de uma nação
Esperança perdida...

Tantos anseios guardados
tristes vidas carentes
brasileiros desanimados
espoliada a pátria querida.

Mas, se sonhar é viver
a dura luta continua,
o nobre povo há de vencer,
a brava batalha, só sua! 

Maurélio Machado  

 Livro: Doces Palavras de Poeta
 Vivendo o Brasil - Talento literário - 10º edição - Gráfica JL Ltda
 Colégio GLOBAL de São Bento do Sul/SC
Maurélio Machado
Enviado por Maurélio Machado em 28/10/2006
Código do texto: T275703
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Maurélio Machado
São Bento do Sul - Santa Catarina - Brasil
7709 textos (1652004 leituras)
2 áudios (1128 audições)
88 e-livros (6117 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 10:11)
Maurélio Machado