Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
INVESTIR NO PAÍS ERRADO

Em 1998 , o sr. Fernando Henrique Cardoso , Presidente do Brasil , e a mídia brasileira indicavam que o Brasil era na altura um bom lugar para se investir e a moeda brasileira estava estabilizada e forte .

Essas eram as indicações econômicas que se liam no exterior sobre um Brasil aparentemente atraente para se construir uma nova vida mais pacifica e socialmente mais equilibrada .

Em 1999 , a moeda brasileira , o Real , estava mais ou menos equiparada à moeda americana ,  um por um .

No fim de ano de 1999 , nossa empresa , com sede em outro país , desejando transferir-se para o Brasil ,  diante de informações aparentemente credíveis sobre a economia brasileira , decidiu investir  na construção de raiz de uma casa apropriada para um restaurante de alta qualidade .

Começou  com sucesso na cidade de Teresópolis mas o retorno do alto investimento financeiro foi muito inferior às expectativas  e era difícil manter a contabilidade positiva .

Diante disso  e para sair do prejuizo , esta empresa decidiu transferir seu investimento para o Rio de janeiro , Barra da Tijuca , num espaço alugado , dentro de um condomínio bem conhecido .

Alguns meses após este inicio de investimentos no Brasil e contrariando as afirmativas do seu presidente , o sr. Fernando Henrique Cardoso , a moeda brasileira  começou a sofrer  uma grande desvalorização cambial especulativa  e em poucos meses já tinha desvalorizado mais de cem por cento .

Em menos de dois anos já só valia trinta e cinco por cento do valor de 1999 .

O Brasil afinal revelava-se um ovo de casca fina  .

Naturalmente com esta desvalorização cambial a grande maioria dos brasileiros e aqueles que investiram na produção no Brasil ficaram mais pobres nesse mesmo percentual .

Os especuladores financeiros no Brasil , nacionais e estrangeiros , que tinham informações privilegiadas sobre o que ia acontecer com a economia brasileira ganharam muito com esta desvalorização da moeda ,  o Real .

Os bancos no Brasil são os maiores especuladores da moeda brasileira e são os maiores ganhadores pois eles detêm informações privilegiadas fornecidas pelos parceiros embutidos nos Governos , através de grupos de influências .

Aqueles que produziam e investiam suas economias na produção real do país e os trabalhadores em geral , esses ficaram muito mais pobres .

A maioria do povo brasileiro é um povo bom e simples mas há muita malandragem .

Esta situação com certeza não agrada àqueles que querem trabalhar e produzir honestamente , e são muitos .

Razões estas por que muitos brasileiros , milhares , hoje em dia preferem abandonar seu país de nascimento e tentam construir uma nova vida em outro país mais acolhedor e pacifico .

Ou seja , há um descontentamento geral no Brasil e nossa empresa também se frustrou e buscou uma saída mais interessante fora do Brasil para afastar-se desta crise brasileira  e com isso  foi mais uma  empresa a mudar de país   indo enriquecer  outro .
Valdemar Ferreira Ribeiro
Enviado por Valdemar Ferreira Ribeiro em 16/08/2005
Reeditado em 04/08/2010
Código do texto: T43010
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ferreira Ribeiro
Angola
127 textos (38338 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 10:59)
Valdemar Ferreira Ribeiro