Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma Saudade Presente

Orquestra Continental de Jaú - 1942 / Uma Saudade Presente / 1968 -

Os melhores bailes de formatura, coroação de misses, aniversários de cidades, desfiles de moda e comemorações foram abrilhantados pela Orquestra Continental de Jaú, famosa na época dos "anos dourados".
Não houve clube, estância hidro-mineral ou hotel importante que não tenha apresentado "a mais famosa orquestra de danças do interior paulista" nos seus principais bailes de gala. Época muito romântica, o som dessa orquestra inspirou o nascimento de muitos casamentos. Ainda hoje, casais se lembram da música que a Continental estava executando quando trocaram o primeiro olhar.
A Orquestra se apresentou em mais de 300 cidades de seis Estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso (hoje MS), Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Ganhando fama, a Continental se apresentou em shows nos programas das Rádios Nacional (na época, a catedral da música brasileira), Mayrink Veiga (Rio), TV Tupi (Rio e SP), suas gravações fizeram muito sucesso no Brasil inteiro e também nos países latinos, com maior preferência no México, pela variedade do seu repertório.
Em diversas cidades, cantores famosos da época foram acompanhados pela Orquestra Continental de Jaú, tais como: Jamelão, Lúcio Alves, Elza Soares, Maysa, Ivon Cury, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Dóris Monteiro, Miltinho, Marta Mendonça, Anízio Silva, Francisco Alves, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Hebe Camargo, Inezita Barroso, Marlene, Blecaute e os internacionais Gregório Barrios, Pedro Savedra, Lolita Rios, Lilian Roy e Chiquito.
Era um conjunto moderno, formado por 19 músicos professores, instituído pelo sistema de cooperativa, onde cada componente era sócio, como as existentes nos Estados Unidos, tendo como exemplo as orquestras do saudoso Glenn Miller, Tommy Dorsey e como as de Ray Anthony, Les Brown, Les Elgart. Os equipamentos de poucos recursos técnicos e até a condução pertenciam ao grupo. Os críticos especializados exaltavam como uma das melhores, mais bem organizadas e duradouras (26 anos) orquestras do Brasil.
Em 1956, atingiu o auge de sua atividade, abrilhantado 110 bailes. Entre dezembro daquele ano e janeiro de 1957, bateu seu próprio record abrilhantando 34 bailes de formatura, executando por noite 450 músicas, aproximadamente. Os contratos desses bailes eram firmados com antecedência de até um ano. Eram milhares de formandos dos diversos cursos, entre eles, os de Medicina, Odontologia, Engenharia, Contabilidade, Escola Normal, Científico, Clássico, Ginasial, etc. que até hoje se lembram da Valsa de Formatura.

O maestro e crooner Antonio Waldomiro de Oliveira, que pelo idealismo, perseverança e destacada atuação, com excelência, escreveu partituras nas páginas da história da música no Brasil.

O CD, lançado em dezembro de 1996, é uma coletânea dos maiores sucessos de 2 LPs "Convite para o Baile" e "Chegou a Orquestra de Jaú", gravados em 1959/60. Depois de 36 anos, graças à tecnologia de última geração, os discos foram restaurados.
Algumas músicas deste CD fizeram parte da trilha sonora da novela do SBT "Os Ossos do Barão", em 1997.

Dados coletados no site:
Orquestra Continental de Jaú. http://www.orquestracontinentaldejau.com.br/

Link para ouvir as apresentaçõesao vivo da Orquestra nas Rádios Nacional e Mayrink Veiga do Rio de Janeiro (1958), Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1959) e as faixas dos LP's de 1958/19599 e Baile de Gala - "Uma Saudade Presente" - 1959-60
http://www.orquestracontinentaldejau.com.br/mp3.htm
Plínio Sgarbi
Enviado por Plínio Sgarbi em 08/09/2005
Código do texto: T48597
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Plínio Sgarbi
Jaú - São Paulo - Brasil, 54 anos
241 textos (218016 leituras)
21 áudios (3298 audições)
5 e-livros (510 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 20:30)
Plínio Sgarbi