GALO ZINHO (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

Zinho era branco, charmoso e sabia do peso de sua responsabilidade de guardador de seu reino galináceo, era enorme, cristas vermelhas, tremendo cara de pau que fazia cara de mau, mas de galo só a cara, pois tenho certeza que ele acreditava ser gente, tudo bem: gente de pena, mas gente...

E todos nós em casa já tínhamos certeza disso, ele era dono de pedaço, malandro, sabichão, "galante", mas um galo de boa estirpe, caipira de raça e trejeitos. Muitas vezes até parecia ator de cinema, fazia até caras e bocas para fotos, isto é, caras e bicos...

Minha avó balançava a cabeça desacreditando no seu poder galináceo, a vizinhança já sabia ser a hora da lida quando ele começava sua desafinada e nada discreta cantoria... Cada dia uma novidade... podia ser de manhã, de tarde e até mesmo pela madrugada se algum animal safadinho quisesse roubar seus filhos ainda em casca, podia ser animal de pelo, de pena ou gente matreira mesmo, bastava entrar no seu terreiro e a confusão começava, enrar até entrava, mas sair, aí era a dificuldade...

De manhã a gente espiava pela cerca de bambu aramado e ríamos... ríamos porque alí dentro escondidinho e esperando estava Zinho, só entrava quem ele deixava ou quem vinha com o balde de milho recém debulhado, e a família galinácea só se achegava depois da inspeção de Zinho que depois de vistoriara segurança do terreiro batia suas asas e cantarolava a sua tão conhecida cantoria de boas vinda.

Esse era Zinho, meu Galo Zinho... Ai qu baita saudadinha danadinha de boa.

GALO ZINHO

CANTANDO ALTO

MADRUGA NO POLEIRO

MEU GALO ZINHO

E ZINHO CANTA

DESPERTA GALINHEIRO

MILHO P'RA COMER

RISCA TERREIRO

ZINHO VAI E ZINHO VEM

SEU LAR GUARDA BEM

NOITE É QUIETA

GALO ZINHO SOSSEGA

DORMINHOCO SER

GRANDES ESPORAS

MOSTRA ÀS INVASORAS

RAPOSAS FOGEM

SABE SEU VALOR

AMOR ZINHO TEM DE MAIS

OVOS À CUIDAR

PATA CISCA CHÃO

SABE BEM COCORICAR

DE PAPO CHEIO

Brincadeirinhas à parte Galo Zinho foi um grande amigo de minha infância, juntamente com Totó e suas cabras, General e sua prole canina, Seu Boi Dão e a vacaria toda, os ganços Gançola e Gandola, Pato Aquada e a pataria desbocada, Baio e Malhado com sua potrinha, Óinc o porco sabichão e suas leitoinhas e tantos outros personagens pra lá de animalescos e que eu amava muito e é claro o inesquecível Galo Zinho e toda sua prole galináceas, todos com nomes próprios e dignos das características físicas que traziam de berço... Cada um personagem com nome dado pela minha família. Essa é a cara de minha gente, gente da roça, de terra, gente de alma de gente e de amor pelos animais...

EM DIÁLOGO COM A POESIA "GALO EXIBIDO" DE AUTORIA DE UMA MULHER UM POEMA.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 02/07/2016
Código do texto: T5684858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.