"Chegou a hora da fogueira... é noite de São João... o céu fica todo iluminado (...)"
A magia de se passar no braseiro da fogueira na meia noite do dia de São João não parte de nossa atual sociedade, remonta o passado ancestral e habita o reino do cientificamente improvável.
Parte dessa magia ritualística reside no respeito, manutenção e continuidade das crenças e mito de um povo que deposita toda fé em tradições que chegam até nós sobrevoando e sobrevivendo através da transmissão oral:.
Ritualisticamente rememora-se o horário exato em que a cabeça desse venerado santo (João) fora retirada do corpo... Neste momento não se fala... não se representa e nem se demonstra. o devoto simplesmente é devoto e leva muito á serio essa profissão de fé.
Fincar o pé na brasa ardente caminhando sobre ela e sair ileso não precisa para quem tem fé de comprovações cirurgicamente científicas, O devoto sabe de sua história, ditos, feitos e pensamentos e será salvo pela fé naquele que ele acredita que protegerá não só os pés, mas a vida do devoto...
,,, quem leva a bandeira e segura o mastro nas mãos nada teme, pois é guardado pelo seu protetor espiritual...
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 17/06/2017
Código do texto: T6030235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.