Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VIVA SEGURO


Motivo de estudos, pesquisas, preocupação, além de elevadíssimos investimentos, a segurança tem ocupado uma boa parte do tempo de profissionais especializados, ou encarregados das prevenções de acidentes. Não obstante o avanço que se tem alcançado, cada dia vive-se mais inseguro. Se se tem relativa segurança no trabalho, já não podemos contar com essa relativa segurança nas ruas e nem mesmo nos lares.

Homens de negócios, políticos, gente considerada importante, e muito visada pelos delinqüentes, têm procurado se cercar de mecanismo capazes de lhes garantir a segurança. Nada obstante o aparato bélico com que se cercam alguns, parece até ironia, menos seguros estão.

Da parte dos trabalhadores, por força de lei, a conquista tem sido boa. Ainda assim, só no Brasil, mais de um milhão de pessoas se acidentam no trabalho por ano, causando perdas irreparáveis, em recursos e vidas.

Existe, entretanto, uma formula relativamente simples para se viver em segurança. É simples mas requer fé. Essa fórmula pode e deve ser praticada por todos. É justamente por ignorância a seu respeito que advém a insegurança.

Você pode ser cauteloso em tudo que dependa de você. Mas como prevenir o terremoto, o raio, a enchente, o furacão, etc.? Até para isso existe prevenção. Certamente que a essa altura da minha revelação você esteja ansioso para saber, e quer logo a fórmula dita simples. Ela se chama; proteção divina.

Se você conhece a Deus, certamente que estará concordando comigo, do contrário você deve estar decepcionado. Mas eu continuarei na minha exposição, pois ainda não revelei como isso pode ser conseguido.

Deus deixou tudo que o homem precisa para andar seguro. Para isso, basta atentar para a sua revelação feita pelos seus servos, os profetas.

... Filho meu (...) feliz o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e bom siso; porque serão vida para a tua alma; e adorno ao teu pescoço. Então andarás SEGURO no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás e o teu sono será suave. Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua segurança, e guardará os teus pés de serem presos. Pv. 3:13-26.

Mas como é isso?

Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã, então te darei, se o tens agora contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente.

Jamais pleiteeis com alguém sem razão, se te não houver feito mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos; porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. A maldição do Senhor habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa. Certamente ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia. Pv. 3:26-35.

E àqueles que nunca ouviram isso, tem mais:

Ouvi, filhos, a instrução do Pai (Deus), e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, e único diante de minha mãe, então ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento, e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não a desampares, e ele te guardará; ama-a, e ela te protegerá. Pv. 4:1-6.

Confia no Senhor de todo teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo, e refrigério para os teus ossos. Pv. 3:5-8.

Portanto, meu amigo, não prescinda da proteção divina. Pois como você viu, existe condição para se viver sob a sua proteção. Concluindo, citaremos mais uma verdade inspirada a Salomão: “Quem vive em integridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”. Pv.  10:9.

Se você tem a Deus como pai, não sendo apenas parte da Sua criação, busque conhecê-lo através da leitura continuada e metódica das Sagradas Escrituras. Seja um bom filho, pois: "O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe”. Pv. 10:1.
oliprest
Enviado por oliprest em 22/08/2007
Código do texto: T619419
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2149 textos (181850 leituras)
245 áudios (2546 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/10/17 14:14)
oliprest

Site do Escritor