Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POVO DE DEUS, UM POVO LOUCO


Deveras o meu povo está louco, já não me conhecem; são filhos néscios, e não entendidos; sábios são para o mal fazer, mas para o bem fazer nada sabem. Jr. 4:22.

Já desde o tempo do povo de Israel, povo constituído por Deus como seu, que Deus, através dos seus servos, os profetas, denuncia um povo também seu, que permeia o Israel de Deus, mas que é rebelde.

Aliás, até antes do povo de Israel, houve entre o povo de Deus aqueles que se desviaram das suas ordenanças, razão porque veio o dilúvio sobre a terra: os filhos de Deus se uniram em matrimônio às filhas dos homens. Gn. 6:1-3.

Mesmo após a separação e constituição de Israel como nação santa e povo escolhido, houve no seu meio um povo obstinado, recalcitrante e, portanto prevaricador. Com relação a ele, falou Deus através dos profetas, ora dando testemunho do que permaneceu fiel, ora denunciado o infiel.

O Israel fiel, também chamado de Israel segundo o espírito, é representado e simbolizado por Isaque; o filho de Abraão segundo a carne, é simbolizado por Ismael, o filho de Abraão e Agar, a serva deste, dado por Sara para ele por mulher para que gerasse em seu lugar, já que ela era estéril. Gn. 16 a 21.

Essa simbologia é explicada pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos Gálatas 4:21-31.

Mas por que essa discriminação?

Porque Deus ao escolher e constituir a Israel como povo e nação, Ele lhe deu leis, mandamentos, estatutos, preceitos, ordenanças, testemunhos e juízos; fez com ele pacto e lhe disse: filhos sois do Senhor. Sede santo como Eu Sou santo. Lv. 11:45 e Dt. 14:1.

Aquela época havia doze tribos descendentes dos doze filhos de Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. Devido essas tribos terem se apartado de seguir a Deus, dez delas foram rejeitadas e estabeleceram a Jeroboão, ex-servo de Salomão, como rei sobre si, e a Samaria como capital desse reino.
Entretanto, cumprindo uma promessa feita à Davi ao tempo em que foi rei sobre o povo de Israel, Deus manteve a tribo de Benjamim e Judá fieis a casa de Davi, seu servo, donde provém o chamado povo judeu.

Após a rejeição do Israel nominal como povo escolhido, e a abertura da porta da graça a todos os povos, estes também passaram a pertencer ao povo de Israel, fazendo parte, ou melhor, tendo parte nos concertos e promessas feitas por Deus ao antigo povo de Israel.

Semelhantemente o povo de Deus da atualidade, já que simbolizado pelo Israel nominal, recebeu também os direitos e deveres, e por conseguinte, as críticas a que fez jus o Israel nominal. Está, portanto, obrigado às leis, mandamentos, preceitos, ordenanças, estatutos, testemunhos e juízos. E por causa da transgressão a esses princípios constituídos por Deus, recebem agora, também, as repreensões e críticas que merecem, antes dos juízos previstos, também.

Assim, também é para nós o que diz o Senhor por Jeremias: Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente de seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. Jr. 3:20.
E como tem sido esse apartar-se?

Teus filhos me deixaram a mim e juram pelos que não são deuses; depois de eu os ter fartado, e em casa de meretrizes se ajuntam em bandos. Jr. 5:7. Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à  mulher do seu companheiro .Deixaria eu de castigar estas cousas, diz o Senhor, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta? Jr. 5:7-9.

Porque ímpios se acham entre o meu povo: cada um anda espiando, como se acaçapam os passarinhos; armam laços perniciosos, com que prendem os homens. Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; por isso se engrandecem e enriquecem. Engordam-se, alisam-se, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos, para que eles prosperem; nem julgam o direito dos necessitados. Jr. 5:26-28.

A quem falarei e testemunharei, para que ouça? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do senhor é para eles cousa vergonhosa; não gostam dela. Jr. 6-10. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. Jr. 6-13.

Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio feito dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, rejeitam a minha lei. Jr. 6:19.

Eu porém, disse: Deveras estes são uns pobres: são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, e falarei com eles: porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes de comum acordo quebraram o jugo e romperam as ataduras. Jr. 6:4-5.

Porventura envergonham-se de cometer abominação? pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que cousa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem e tropeçarão no tempo em que eu os visitar, diz o Senhor. Jr. 8:12. (...) por que todos eles são adúlteros, e um bando de aleivosos. E estendem a sua língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia, e a mim me não conhecem, diz o Senhor. Jr. 9:3. Guardai-vos cada um do seu amigo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o amigo anda caluniando. E zombará cada um do seu próximo e não falam a verdade: ensinam a sua língua a falar a mentira; andam se cansando em obrar perversamente. A tua habitação está no meio do engano: pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor. Jr. 9:4-6.

Quem é o homem sábio, que entenda isto? e a quem falou a boca do Senhor, para que o possa anunciar? por que razão pereceu a terra, e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela? E disse o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante  a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela. Jr. 9:12-13.

Assim diz o Senhor dos Exércitos o Deus de Israel: melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Jr. 7:3. Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? Jr. 7:9-10.

Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para adiante. Jr. 7:23 e 24.

Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. Jr. 7:26.

E lhes dirás: Uma gente é esta que não dá ouvidos à voz do Senhor seu Deus e não aceita a correção: já pereceu a verdade, e se arrancou da sua boca. Jr. 7:28.
oliprest
Enviado por oliprest em 24/08/2007
Código do texto: T621485
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2149 textos (181905 leituras)
245 áudios (2549 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 04:39)
oliprest

Site do Escritor