Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VAMOS COMER UMA KENGA??

Eita que fui lá em Cambuquira
no estado das Minas gerais
para devorar uma kenga
que não tinha calcinha de renda
mas que era gostosa demais

Kenga igual eu nunca vi
fiquei logo todo animado
ela era tão apetitosa
carnuda e saborosa
que eu repeti um bocado

Mas como não sou egoista
vim aqui pra partilhar
mais um prato mineirinho
feito com muito carinho
a receita basta anotar.

BOM APETITE
Jorge Linhaça

CAMBUQUIRA
Reforço para o alma

E durante a temporada de baixas temperaturas que a hospitalidade mineira se aflora ainda mais e a culinária se torna sinônimo de aconchego. Com a lareira acesa, um bom vinho à mesa e um prato muito curioso, Maritza Santana Arbex recebe os viajantes no Hotel Fazenda dos Anjos, em Cambuquira, a 324 quilômetros de Belo Horizonte, no Sul de Minas. “Aproveitem para respirar o ar puro”, aconselha. A natureza que rodeia o hotel encanta e abre o apetite. Rapidamente, ela serve a famosa kenga. “Resgatei esse prato do livro de receitas da minha avó”, conta. “Dizem que as mulheres da vida chegavam em casa cansadas e com fome, juntavam sobras de comida e faziam um ‘anguzão’ reforçado”, conta. A iguaria enche os olhos e não há como não repetir diversas vezes. “É o sucesso aqui do hotel”, afirma Paulo Sérgio Arbex, marido de Maritza. Segundo ele, o nome do prato é motivo de brincadeiras. “Sempre que há um casal de hóspedes, peço à mulher para deixar o companheiro saborear a kenga. Elas ficam assustadas, mas logo levam na gozação e apreciam a iguaria”, brinca Arbex. Satisfeitas, as visitas aproveitam para conhecer um pouco mais o aconchegante hotel-fazenda. “O inverno aqui é bem rigoroso e atrai turistas. Para aquecê-los, construímos lareiras em todos os quartos e, à noite, fazemos rodinhas de violão e servimos vinhos”, conta Maritza. Incentivadores do turismo rural, os Arbex sabem como cativar seus hóspedes. Além do conforto, a culinária do hotel sugere paz.

Ingredientes:

• 1 kg de peito de frango desfiado
• 1 kg de tomates maduros
• 2 litros e meio de água
• 6 colheres (sopa) de
fubá de milho
• 1 pimentão verde picado
• 1 colher (sopa) de
manteiga
• 1 lata (200 ml) de
milho verde
• 300 g de lingüiça picadinha e frita
• 1 cebola média ralada
• 200 g de queijo ralado
• 4 colheres (sopa) de óleo
• Cheiro verde e tempero
a gosto



Como fazer Kenga

Refogar o frango, temperado a gosto, com uma colher de (sopa) de óleo. Levar em fogo alto e cozinhá-lo com um litro de água (ou até cobri-lo), por 40 minutos. Reservar o caldo e desfiar a carne. Bater no liquidificador, com um copo (americano) de água, o tomate (sem pele e sementes) e coar. Em uma panela untada com óleo, refogar a cebola, o tomate batido e coado e o cheiro verde. Deixar em fogo alto por 10 minutos. Acrescentar o pimentão e deixar por mais cinco minutos em fogo brando. Acrescentar a metade do frango desfiado e reservar. À parte, levar um litro de água ao fogo alto, com o caldo que foi reservado do cozimento frango, até levantar fervura. Pôr o milho verde. Dissolver o fubá em meio copo (americano) de água e virá-lo na água fervente com o milho. Mexer até engrossar, ainda com a panela no fogo. Depois, pôr a outra metade do frango e misturar. Abaixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutos. Pôr a colher de manteiga e 200 g de lingüiça frita. Misturar bem. Despejar em uma panela e pôr o molho por cima. Misturar, salpicar com o restante da lingüiça e o queijo ralado.

Receita fornecida por Maritza Santana Arbex,
de Cambuquira: (35) 3251-4004


 
Jorge Linhaça
Enviado por Jorge Linhaça em 31/08/2007
Reeditado em 18/04/2012
Código do texto: T632774
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jorge Linhaça
Salvador - Bahia - Brasil, 56 anos
3724 textos (723654 leituras)
95 áudios (13143 audições)
1 e-livros (277 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 07:11)
Jorge Linhaça