Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RIQUEZA É BOM, MAS . . .


Salomão, usado por Deus, falou sobre alguns males que os homens cometem sem se dar conta. Vamos mencionar alguns males e suas causas. Disse ele:

        “Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre o homem: Um homem a quem Deus deu riquezas e bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes é o desconhecido que come; isso é vaidade e grande mal.” Ec. 6:1-2.

        Disse ainda:

        “Vi grave mal debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu dono para seu próprio dano.” Ec. 5:13.

        Assim, vemos que de Deus vem poder para possuir e capacidade de usufruir, mas aquela sem esta é grande mal. Semelhantemente, guardar riquezas é grave mal. Primeiro, pelo fato de que esta deve cumprir uma finalidade altruísta, já que nada se pode levar para a sepultura, pois lá não será proveitosa. Faraós pensavam que era possível e necessário bens materiais no mundo dos mortos, e se fizeram enterrar com suas riquezas, o que tem servido de motivo para saques por homens cobiçosos e gananciosos.

        Outrossim, a riqueza envaidece o seu possuidor, e, caso haja perda, por qualquer má ventura, isto será motivo de infelicidade para o que a possuiu.

        Disse o apóstolo Paulo que Deus é quem nos dá toda suficiência para podermos socorrer o necessitado.

        Jesus falou de homens que são ricos, mas não o são para com Deus, veja:

        E propôs-lhe uma parábola, dizendo: “A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lc. 12:16-21.

        Outrossim, disse também Salomão que riquezas não são para o homem prudente. Ec. 9:11.

        Salomão foi sábio e rico, e no seu reino e nos seus dias prata era como escória nas ruas de Jerusalém. Mas ele desagradou a Deus e chegou a construir templos para os deuses das suas mulheres estrangeiras. Se ele não tivesse riqueza de sobra, ele não teria feito isso, e não teria cometido tão grande pecado.


oliprest
Enviado por oliprest em 06/09/2007
Reeditado em 28/05/2011
Código do texto: T641111
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2149 textos (181800 leituras)
245 áudios (2546 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 20:31)
oliprest

Site do Escritor