Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM HOMEM DIVIDIDO


Jesus disse que todo reino dividido não poderá subsistir.

E Paulo disse que o que é casado busca agradar a mulher, e está dividido. I Co. 7:33.

Disse mais Jesus: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt. 6:24. e Lc. 16:13.

Quando Jesus aqui esteve, ele chamou a várias pessoas para lhe seguirem. Desses, alguns tornaram-se apóstolos. Em certo momento Pedro perguntou-lhe:

E nós que temos deixado tudo para te seguir, que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mt. 19:28 e 29.

E em outra ocasião Ele disse que todo aquele que não renuncia a tudo o que possui não pode ser seu discípulo. Lc. 14:33. E: quem amar o pai ou a mãe mais do que a Ele não é digno dele; quem ama o filho ou a filha mais do que a Ele, não é digno dele. Mt. 10:37.

Muitos há que dizem estar seguindo a Jesus apesar de estarem procedendo bem ao modo da parábola da ceia, ou das bodas do filho de um grande rei: Se dando por escusado por ter casado, ter comprado campo, comprado junta de bois, ou terem que cuidar do seu comércio. Lc. 14:18-21. E acham isso muito natural e justificável. Mas vamos ver como ocorreu com alguns a quem Ele chamou.

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mt. 9:9.

 E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele. Mc. 1:16-20.

 Entretanto houveram outros que agiram diferentemente. E veja o que ocorreu:

 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lc. 9:59-62.

Também um moço rico fora chamado por Jesus, mas veja o que houve:

 E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Lc. 18:18-25.

E dos que dizem seguir a Jesus, muitos há que também estão cheios de sentimentos humanos e amando ou dizendo amar suas famílias, e até alegando o dever de sustentá-las, e por isso não estão servindo e agradando ao mestre. Pretendem servi-lo com dízimos e ofertas, mas nem nisso o fazem já que não são fiéis mesmo.

Dizem que têm esperanças de servi-lo ainda, mas estão amarrados e/ou seduzidos pelas coisas desta vida. O futuro que dizem almejar por servir ao mestre está sempre distante. Por isso disse Jesus:

 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mt. 6:25 e 26.

Mas alguns me tem dito:

Eu tenho de trabalhar no trabalho secular, pois tenho que comprar o leite das crianças. Outro diz: Eu tenho que me virar, afinal tenho tantas bocas de crianças para alimentar.

Pergunto:

E os discípulos, não tinham?

Alguém me disse, quando eu lhe falei que tenho deixado casa e mulher para cumprir o Ide:

Mas tua mulher precisa de ti, senão ela vai arranjar outro. Eu lhe disse: O pai prometeu cuidar do meu lar. Assim, está feita a parceria: Eu cuido de fazer o que Ele me concede, e Ele cuida do meu lar. Porque se eu pretender ser vigia de mulher, nem assim ela será fiel. Porque se Deus não guardar, eu é que não o farei.

Outrossim, quando Jesus comissionou aos seus discípulos, disse-lhes:

 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. Lc. 10:3-8. Mt. 10:9-11.
O apóstolo Paulo, na sua epístola aos Gálatas, escreveu:

E o que está sendo instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Gl. 6:6. Só isso seria suficiente para manter o evangelista. Mas aquele a quem é dado o direito de ser mão no corpo está como o moço a quem Jesus curou a mão mirrada. E por esse motivo não estendem as mãos. Mas estão sempre esperando que um homem de Deus o faça para lhes abençoar. A esses digo: A promessa de Deus para os homens, é: “Abençoarei aos que te abençoarem. Gn. 12:3.

Mas ao seu povo diz:

 E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. Dt. 28:1 e 2.

Mas Jesus disse:

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mt. 24:38 e 39;  Lc. 17:26 e 27.

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt. 24:46-51.

Portanto, não se divida. Lembre que quem perseverar até o fim será salvo. E se você está dividido, é tempo de unir as partes, fortalecer os joelhos fracos, e se cingir da couraça da justiça, da fé, do amor e da justiça, e produzir frutos. Pois o que dá fruto, o pai limpa para que dê mais fruto. Jo. 15:2. Lc. 12:43.
 
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.  Lc. 21:34 e 35.
oliprest
Enviado por oliprest em 07/09/2007
Código do texto: T642398
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2149 textos (182015 leituras)
245 áudios (2560 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 13:18)
oliprest

Site do Escritor