Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cotia - Parte 1

Estes causos fazem parte de uma homenagem ao meu Pai, Afonso Paulo da Silva, o “Cotia” como era bastante conhecido em Delfim Moreira - MG.
Não existe uma seqüência nas narrativas, mesmo porque a maioria dos fatos eu tomei conhecimento por intermédio de seus irmãos e amigos, após ele ter nos deixado.
De uma família de 12 irmãos, Cotia era uma figura rara.  Trabalhador, severo quando convinha, alegre e acima de tudo possuidor de um carisma invejável.

Capítulo 1 – Cotia na Igreja

O Padre Arlindo de Delfim Moreira era daqueles que conhecia todos daquela pequena cidade.  Em épocas de festas, ele visitava as fazendas arrecadando prendas, se fartava de boa comida e bebia cachaça na casa da maioria dos fazendeiros da região, e Cotia não era exceção.
Antes de começar uma celebração, conversava com muitos na igreja, sobre os mais diversos assuntos, fazendo com todos ficassem muito a vontade.
Pois bem, em uma dessas ocasiões, o Pároco fora substituído, por motivo de doença, por outro de um município vizinho, que tinha a fama de ser um tanto quanto severo. O famoso Padre Pedro.
Antes da celebração, o povo “mal acostumado” conversava animadamente.  Cotia e seu irmão (Tio Toninho), falavam sobre venda e compra de vacas, cavalos, cabritos e outros animais.
Foram interrompidos por Padre Pedro, que passava no local, que sentenciou:
- Vocês querem vender vacas, então vão fazer isso lá fora.
Ao que Cotia respondeu prontamente:
- É melhor a gente negociar lá fora mesmo, porque aqui já tem animal sobrando.
E Antonio complementou:
- Burros, principalmente.
Conclusão: Cotia não apareceu na igreja por mais de dois meses, período em que Padre Pedro, ficou temporariamente na paróquia.
Quando Padre Arlindo retornou e ficou sabendo do entrevero, foi procurá-lo.  Conversaram, riram muito e principalmente comeram e beberam muita cachaça em companhia do compadre Toninho.
De Padre Pedro, nunca mais se ouviu falar.
 
Paulo Kostella
Enviado por Paulo Kostella em 09/11/2007
Reeditado em 13/09/2010
Código do texto: T730165

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Kostella
São José dos Campos - São Paulo - Brasil, 58 anos
922 textos (177767 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 04:05)
Paulo Kostella