Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
SENRYU - o primo do Haikai


Se você já sabe o que é um Haikai (Haiku, Haicai), será bem mais simples entender o que é um SENRYU (alguns escrevem Senryú, com acento). Há relações de parentesco histórico e literário entre eles.

O SENRYU nada mais é do que um Haikai (três versos de 5-7-5, sem rigor absoluto), também sem título e sem rima, mas que em linguagem geralmente coloquial, de conteúdo cômico, humorístico, irônico ou satírico, conceitual ou filófico, de forma epigramática, trata principalmente do cotidiano da vida, dos sentimentos, hábitos, atos e vicissitudes do homem e da sociedade.

O SENRYU, ao contrário do Haikai, não exige um "kigo" (embora possa contê-lo), ou seja, uma palavra ou termo relacionado a uma estação do ano ou fenômeno sazonal.

Veja este Senryu, de autor desconhecido:

Ah, homem moderno
Fica poluindo a água
Depois vai comprar

ou este, de Rafael Noris:

Sorriso maroto -
Um rapaz observa as flores
na saia da mulher.

ou este, de Lyad de Almeida: 

Grávida a mulher
solteira. Matará o filho
ou o preconceito? 

ou este, então, de Raul Pough:

lareira nova;
alguém procura na agenda
pelo disque-lenha

ou ainda este, de Alvaro Posselt:

nem flor nem espinho
tinha um haikai
no meio do caminho

Nem sempre é fácil distingüir um SENRYU de um Haikai. No quarto poema, por exemplo, "lareira" lembra um "kigo" de inverno, levando o leitor a imaginar-se diante de um haikai, mas trata-se de mera coincidência, pois o autor fala do cotidiano do homem atual, urbano, dependente das "modernidades do mundo". Portanto, um SENRYU.

Reparem, entretanto, no conteúdo cômico, humorístico, irônico, satírico, fisolófico, destes quatro pequenos poemas, que fazem a essência do SENRYU. Há quem diga que o SENRYU é um terceto à moda ocidental.

RAUL POUGH
Enviado por RAUL POUGH em 22/11/2005
Reeditado em 22/06/2011
Código do texto: T74900

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
RAUL POUGH
Curitiba - Paraná - Brasil
184 textos (12368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 10:02)
RAUL POUGH