6738-ALJGR-PMMG celebra Centenário de GEORGINO JORGE DE SOUZA-Cel. PM - Acróstico-biográfico in memoriam - Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

6738-ALJGR-PMMG celebra Centenário de GEORGINO JORGE DE SOUZA-Cel. PM

-

AMIGOS,

CONVIDADOS,

Prezados confrades e confreiras,

Em setembro p. vindouro, comemoraremos o Centenário de Nascimento do saudoso companheiro Cel. PM Georgino Jorge de Souza, escritor que, em vida, preencheu a Cadeira Areopagítica 04 deste Sodalício. Hoje, tutela a Cadeira Areopagítica nº 43, ocupada pelo Acadêmico TC João José do Nascimento.

Georgino, de soldado a coronel, construiu uma trajetória de feitos notáveis nas diversas funções que ocupou: ora Comandante de Tropa, ora Delegado Especial de Polícia. Foi Diretor Geral de Ensino do D.I. (Academia de Polícia Militar), substituindo a Missão Militar Instrutora/EB, 1961. Conduziu em marcha de combate, de Montes Claros a Brasília, em 1964, o então 10º Batalhão de Infantaria (10º BPM). Insculpiu-se, sem dúvida alguma, no Panteão de Titãs da Força Pública Mineira, ou seja, dos grandes soldados que edificaram a bissecular instituição.

Transferido para a reserva, 1965, fixou-se em Montes Claros, destacando-se como Advogado e Professor de elevadas qualidades, e foi um dos fundadores da Universidade local.

Dentro de suas finalidades estatutárias, a ALJGR, em parceria com o COPM e APM, reverenciará a memória desse “Miliciano de Escol”.

-

Em 05 de maio do corrente ano, designou-se uma Comissão (coordenada pelo Acadêmico Cel. Amauri Meireles) para desenvolvimento da programação em conjunto com as duas entidades parceiras.

Foi definida a data de 13 de setembro, 5ª feira, às 7h00, até 8hh00, para a realização do evento no pátio da APM. Logo a seguir, o desfile, palestra e homenagens, sessão fotográfica com banners alusivos, um café-mineiro de congraçamento Acadêmicos, amigos e familiares do homenageado na sede do Sodalício (oportunamente, será difundido um Memento de Orientação).

Em anexo, envio-lhes o convite para o evento na APM, onde aguardamos a presença maciça dos confrades e confreiras.

-

Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM Ref.

Presidente ALJGR/PMMG

-

Acróstico-biográfico in memoriam Nº 6514

Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

G-Georgino Jorge de Souza, Coronel da Polícia Militar,

E-Em 02 de setembro de 1918, nasceu em Guanambí-Bahia;

O-O filho de Jorge Francisco de Souza e D. Sabina de Souza;

R-Reconhecido SOLDADO, aos 16anos e 4meses:25JAN1935;

G-Guardou lembranças do antigo 6ºBCM, dos Caçadores;

I-Imponência e disciplina rígida exigida pelo Cel. Apolino.

N-No CFO, em 1940, demonstrou entusiasmo e garbosidade.

O-O ASPIRANTE a Oficial, vibrante em 1942, comandou a

-

J-Jovial ESCOLA de RECRUTAS, em Diamantina, Minas Gerais;

O-O famoso Prof. Emérito da Faculdade de Montes Claros/MG

R-Recebeu várias Medalhas e Condecorações pela liderança nata.

G-Grandes realizações como DELEGADO ESPECIAL DE POLÍCIA,

E-Em cidades mineiras: 1943 até 1958; foi excelente Subchefe

-

D-Da 4ª Secção do Estado-Maior da Polícia Militar e Comandante

E-Em Montes Claros, no 10º BATALHÃO de INFANTARIA PM,

-

S-Sempre bem articulado e possuidor de bons conhecimentos.

O-O advogado Dr. Georgino foi Presidente da OAB do Brasil e

U-Um Presidente do Rotary Clube, em Montes Claros/Minas;

Z-Zeloso, leal e respeitoso nos 30 anos de efetivo-exercício.

A-A marca está registrada na estrada da Honra e do Dever:

---"Um VULTO expressivo de Polícia Militar."---

Belo Horizonte, 1º de agosto de 2017

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6071523-

-

DISCURSO - ACADEMIA LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA

CENTENÁRIO CEL GEOETRAS RGINO JORGE DE SOUZA

Deixe que as pessoas descubram quem você é.

Assim, elas se lembrarão por mais tempo de você!

Saudação às Autoridades presentes,

Saudação aos familiares do homenageado

Senhoras e senhores,

Estamos reunidos, aqui e agora, nesta radiante manhã de 13 Set, para comemorar o Centenário de nascimento de uma fulgurante figura humana, de um esplêndido, um extraordinário integrante de nossa Polícia Militar, a sempre eterna, porque gloriosa, Força Pública de Minas Gerais.

Refiro-me ao notável senhor coronel Georgino Jorge de Souza.

Requiem æternam dona eis, Domine: «Senhor, concede-lhe o eterno descanso.» clamam os católicos;

Recontar fatos ocorridos em sua vida, como prova de sua salvação, é um desejo dos evangélicos;

Sentir a presença do espírito do homenageado, neste evento, é motivo de vibração dos espíritas.

Convido a todos, e a cada um, para que, a seu modo, qualquer que seja sua fé, sua crença, participem, dessa solenidade, com entusiasmo, com emoção e, sobretudo, com sentimento.

Agradeço ao senhor Cel Klinger Sobreira de Almeida, presidente da ALJGR, pela honrosa delegação de aqui falar em nome desse sodalício;

Quero agradecer, também, aos familiares do homenageado, que, vindos de Montes Claros e outras cidades, nos comovem ao se juntarem a nós, ao raiar do dia, neste ato de reverência ao grande patriarca;

Agradeço, ainda, ao senhor Cel PM Márcio Flávio de Moura Linhares, Cmt da APM, que, organizando ou apoiando cerimônias desse gênero, alcança objetivos histórico-pedagógicos, com a apresentação, à atual geração miliciana, de grandes vultos da instituição de Tiradentes, que marcaram suas carreiras em nossa Corporação, sobretudo pela força do exemplo.

Essa solenidade também é uma exaltação à evolução profissional, destacando e homenageando figuras que, participando da remodelação da estrutura do ensino e da instrução, foram protagonistas nas ações e operações que permitiram, ao final da década de 50 e no início da década de 60, a plena e exitosa assunção das responsabilidades de Polícia Ostensiva, sem se descurar da mantença da característica militar da Força Estadual

A lembrança e a citação de invejáveis trajetórias, gloriosamente percorridas por inúmeros companheiros, pretendem, por certo, estimular a efetividade, através da apresentação de trabalhos, obras ou da participação em operações exemplares, marcadas pela qualidade e pela objetividade.

Nossa Instituição tem uma invejável plêiade que assentou sua passagem neste tripé que vislumbramos nos dias atuais: força do exemplo; inovação e efetividade. Alguns mais que outros, na avaliação desses quesitos. Porém, se buscarmos companheiros top nesta lista, haveremos de encontrar o nome do senhor Cel Georgino Jorge de Souza.

Aos jovens, iniciantes na carreira na Força Pública, quero dizer que nossa profissão guarda um aspecto ímpar: todos que por aqui passam deixam a marca de seu trabalho, de sua contribuição para o engrandecimento institucional, por menor que possa parecer, seja porque cumpriram com dignidade a missão, seja porque apresentaram inéditas contribuições, e, ainda, aqueles que são excepcionais, por se constituírem em verdadeiros modelos, seja pela postura, seja pela compostura, seja pelos êxitos administrativos, logísticos ou operacionais, seja pelo formidável exercício do comando.

Atestando a exuberância de nossa Força Pública, afirmo-lhes que tivemos e temos em nossos quadros companheiros transcendentais, aqueles que reúnem em seu perfil, em seu currículo, todas essas qualidades que acabamos de citar. Eles são, conforme titulação apregoada pelo senhor Cel Klinger, os titãs. Os admiráveis titãs!...

E nós, que tivemos a honra de conhecer o sr. Cel Georgino Jorge de Souza, de trabalhar com ele, nós que tivemos o privilégio de aprender com ele, em razão de um elenco de atributos que caracterizaram o cidadão, e de um rosário de requisitos que marcaram o profissional, nós, repito, podemos afirmar que Georgino Jorge de Souza, soldado, sargento, tenente, coronel, pai de família exemplar, extasiado benfeitor, reconhecido dentro e fora de nossa Corporação, é um dos raros espécimes de titã.

A Ordem do Dia, do senhor Cmt APM, traz, de forma pragmática, a saga do homenageado, que enseja ser chamado de titã. Um exemplo de vida! E é por isso que comemoramos o centenário de seu nascimento, porque a morte é o fecho da vida.

A morte é uma derradeira faísca; a vida é uma imensidão de faíscas.

E é por isso que optamos por exaltar o surgimento, há cem anos, de um homem, de um pai de família, um profissional nas carreiras que abraçou, enfim, comemorar o centenário do surgimento de uma vida exemplar, por onde transitou.

Leio um texto da psicóloga Damaris Ester Dalmas:

E já que não somos eternos,

que Deus nos permita viver o melhor da vida,

amar o melhor do amor

e ser feliz com as maiores alegrias!!!

E que, apesar de não sermos eternos,

sejamos inesquecíveis ...

O senhor Cel Georgino não será eterno, mas, certamente, para

minha geração e outras que nos sucedem e sucederão, ele será inesquecível.

Cel. Amauri MeirelesPMMG

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 13/09/2018
Reeditado em 13/09/2018
Código do texto: T6447176
Classificação de conteúdo: seguro