A Farsa da Lei Áurea
Aos amigos leitores:
Sempre mantive o meu “pezinho atrás” em relação à Lei Áurea! Aurífera para quem? – esta era a pergunta! Na realidade, os negros “libertos das senzalas” continuaram a ser – como ainda hoje são – escravos de uma sociedade escravagista que procura disfarçadamente ocultar o seu entendimento em relação ao embutido preconceito sobre a negra cor.
É mito pensarmos que a Lei Áurea acabou definitivamente com a escravidão no Brasil?“Se pensarmos juridicamente, a afirmação pode fazer algum sentido. Afinal, no dia 13 de maio de 1888, foi assinado um decreto que oficialmente proibia a existência dessa podre instituição. Porém, em primeiro lugar, a abolição da escravidão não significava qualquer melhora na vida dos ex-escravizados. O projeto abolicionista não foi seguido de um processo de inserção dos negros na sociedade republicana que, por desigualdade de condições, não conseguiram acessar melhores posições sociais, permanecendo marginalizados. Além disso, ainda hoje existem o que chamam juridicamente de “situações análogas à escravidão”, principalmente em regiões demograficamente isoladas no interior do Brasil, que representam uma permanência de relações de trabalho em que o indivíduo não possui nenhum direito trabalhista. Trabalha para pagar a manutenção de sua existência. Exatamente igual aos escravizados do período colonial e imperial”, afirma o doutorando em História Social e da Cultura pela UFMG, Felipe Malacco.
Aos que me dedicarem a honra da sua leitura, meus agradecimentos!
 
Dia Treze de Maio
Terrível Era dos Sofrimentos eternos e dores
Realizadas nos grilhões ao som das chibatadas
Encrustadas nas peles dos negros sofredores!
Zumbi a tudo assistia com as mãos atadas
Escravo era implorando a Olorum seus louvores.
 
Decretada a Lei Áurea, aos escravos de nada valeu:
Eram livres das senzalas e escravos dos europeus.
 
Maltratados pela sociedade por não terem onde morar
Alforriados, mas jogados nas ruas dos morros/senzalas.
Incapazes de sobreviverem, eles começaram a roubar
Os alimentos para sustentar esposa... filhos e filhas!
*****************
 
Nota do autor: Olorum – deus na mitologia Afro – Senhor supremo do destino!

Imagem: Google
 
Altamiro Fernandes da Cruz
Enviado por Altamiro Fernandes da Cruz em 14/05/2021
Reeditado em 14/05/2021
Código do texto: T7255102
Classificação de conteúdo: seguro