Travessia-Milton & Brandt

Há 50 anos , entrou no palco da Record um jovem cantor negro chamado Milton ,segurando o seu violão pelo braço, puxou do banquinho e cantou "Travessia", dele e do amigo Fernando Brandt (já falecido), e o publico ouviu fascinado tamanha afinação. Uma música diferente

,complexa, com acordes limpos e suaves, uma harmonia distinta e elegante, sobre a linda poesia de Brandt.

Milton Nascimento estava com 25 anos, o "Bituca", para os amigos do " Clube da Esquina"; Lô Borges, Tavito, João Bosco, Tunai,Beto Guedes, Flávio Venturini...seus irmãos de estrada, e que um ano antes tivera uma canção gravada pela Elis Regina : " Canção de sal", que percebera o seu enorme talento.

Milton a compôs em "Lá Maior", um acorde maior que se abre como uma janela ao sol, seguido de variações pouco comuns em músicas populares, como "Ré sustenido", mostrando que era diferente, e sabia muito, mesmo não seguindo conceitos acadêmicos, coisa de quem aprende nas ruas, na noite.

" Quando você foi embora

Fez-se noite em meu viver

Forte eu sou mas não tem jeito

Hoje eu tenho que chorar

Minha casa não é minha

E nem é meu este lugar

Estou só e não resisto

Muito tenho pra falar

Solto a voz nas estradas

Já não quero parar

Meu caminho é de pedras

Como posso sonhar

Sonho feito de brisa

Vento vem terminar

Vou fechar o meu pranto

Vou querer me matar

Vou seguindo pela vida

Vou esquecendo de você

Eu não quero mais a morte

Tenho muito que viver

Vou querer amar de novo

E se não der não vou sofrer

Já não sonho, hoje faço

Com meu braço, o meu viver...".

Em 1967, o homem mostrando-se frágil, emotivo, com ideias de renovar-se ,vencendo a desilusão, dando-se chances depois da dor, sem ofensas, falando de si, de oportunidades sem olhar para trás, destruía os conceitos dos antigos boleros e canções de "dor de cotovelo", valorizando a mulher ,que também tinha suas escolhas.

O Brasil tinha identificação e cultura, surgia a MPB com letras bem feitas, e acordes entre a "Bossa Nova", que aos poucos deixava o palco, e novos sons que ecoavam da Europa, como os "The Beatles", confessado pelo próprio Milton.

.

PS: Com o tempo essa canção e outras que viriam, passaram a ser de toda a América do Sul, Milton é o compositor brasileiro mais admirado na América Latina, cantado mil vezes por Mercedes Sosa, Victor Herédia, Inti Illimani, Fito Paez e muitos outros, da Argentina à Venezuela, suas canções não tem fronteiras.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 14/01/2017
Reeditado em 14/01/2017
Código do texto: T5881662
Classificação de conteúdo: seguro