PROJETOS DE LIVROS E ATÉ DE UMA REVISTA SOBRE QUEIMADAS/PB..

O sonho de qualquer autor, escritor, sem dúvida alguma, é ver a sua obra sendo publicada, chegando ao alcance de qualquer leitor. Eu, por minha vez, só experimentei até hoje essa sensação através dos cordeis que lancei e que distribuí GRATUITAMENTE para a população de Queimadas/PB.

Apresento nessa postagem alguns projetos literários que nunca saíram (na íntegra) do meu computador. São ideias bastante adiantadas de livros e que, provavelmente, nunca irão pro papel. Portanto, diante da dificuldade financeira de publicar qualquer uma dessas obras, limito-me apenas a mostrar a intenção que tive ao criá-las.

REVISTA FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS DE UMA QUEIMADAS ANTIGA

(Projeto em andamento, dos mais viáveis, talvez...)

Completamente inédita, trata-se de uma viagem nostálgica através da história de Queimadas/PB, mergulhada em imagens um tanto desconhecidas da maioria da população queimadense. Verdadeiras relíquias de um tempo que se foi. As fotografias que serão expostas foram selecionadas principalmente pelo seu aspecto histórico e cultural, revelando, sobretudo, alguma particularidade em especial, assim como belíssimos cenários do lugar. Material extraído exclusivamente do Blog Tataquaçú, essas fotos encontram-se distribuídas quase sempre em temas, seguindo uma sequência cronológica na medida do possível. Buscando, acima de tudo, relembrar um pouco da história da “cidade das pedras” ao longo do tempo.

MEMÓRIAS INESQUECÍVEIS DE UM ETERNO BRINCALHÃO

Minha autobiografia, minhas memórias mais "relevantes", tudo junto e misturado. Uma produção amadora, sem qualquer compromisso com os padrões ou as normas técnicas literárias. Trata-se, no entanto, de uma viagem nostálgica aos meus tempos áureos, passando pela minha infância, adolescência, e culminando nos meus 36 anos de idade, em 2009, data em que encerrei as pesquisas e toda a parte escrita. Dividido em três partes e, consequentemente, em nove capítulos, foi minuciosamente atualizado em 2012, onde alarguei o seu conteúdo com mais algumas lembranças “significativas”, mas todas referentes até o ano que utilizei como marco, 2009. Enfim, essa foi a maneira prática que encontrei de exercitar a minha escrita e composição textual, relatando algumas das minhas aventuras e as amizades de longa data.

Material publicado com algumas ressalvas no meu Blog e no site Recanto das Letras.

ACRÓSTICOS DIVERSOS - POESIA EM DESFILE

Escrevendo numa linguagem bem diferente da convencional, procurei utilizar aqui a técnica do Acróstico, uma configuração poética um tanto antiga, porém sempre inovadora ao manifestar uma ideia ou um pensamento propriamente dito. Não se trata, portanto, de um dicionário de nomes com os seus respectivos significados. Mas sim, de uma lista exclusiva, especialmente de nomes de garotas, por mim transformada em poemas personalizados. Com efeito, uma espécie de “bagagem sentimental”, referindo-me agora apenas às situações reais, recíprocas ou não.

Material publicado exclusivamente no meu Blog e no site Recanto das Letras, embora eu venha tentando publicá-lo sem sucesso pela editora da UEPB, desde 2012...

MEMÓRIAS IMEMORÁVEIS DA ÁGUA PURA

Reunião de alguns pequenos cordeis e poemas produzidos no Rio de Janeiro, entre os anos de 2003 a 2008. O tema é um só, a Água Pura, certo depósito de águas no qual trabalhei durante esse período. A experiência que obtive nesse trabalho foi para mim uma verdadeira lição de vida, onde eu realmente aprendi muita coisa, principalmente a “abrir os olhos” perante das coisas, ficando mais esperto diante das maldades da vida.

Material publicado exclusivamente no meu Blog e no site Recanto das Letras.

QUEIMADAS - DO INSUCESSO À DERROTA

Reunião dos meus três primeiros folhetos de cordel, escritos no final da década de 1990. Reavaliados em abril/2009, apresentam as seguintes “estórias”: • A SOLUÇÃO DE QUEIMADAS (Definitiva), acrescentando um desagravo; • Uma solução para O PEQUENO COMÉRCIO EM QUEIMADAS; E, na mais surpreendente das ironias, • QUEIMADAS, MINHA CIDADE MARAVILHOSA! (A esculhambação final)

Material publicado exclusivamente no meu Blog e no site Recanto das Letras.

SOBRE ALGUÉM NADA ESPECIAL... UM MINI ROMANCE DA VIDA REAL. A HISTÓRIA DE UM ROMANCE REAL

Utilizando-me apenas de pronomes e alguns adjetivos desprezíveis (#$@$#%$#), consegui narrar toda uma trajetória amorosa/sentimental que vivi com certa pessoa, a qual, felizmente, sumiu da minha vida para sempre. Trata-se, portanto, de uma espécie mais elaborada de desabafo, onde eu procuro mostrar até que ponto pode chegar a falta de caráter de alguém. Iniciei esse texto dois meses antes do fim...

Material publicado exclusivamente no meu Blog e no site Recanto das Letras.

DISCURSOS POÉTICOS DE UM CANDIDATO FRUSTRADO

Reunião dos meus melhores discursos em forma de poesia, recitados em palanque ao longo de toda a campanha política em Queimadas/PB, no ano de 2012, na qual me candidatei a um mandato de vereador pelo município.

Lançado em cordel e também publicado no meu Blog e no site Recanto das Letras, esse material é um registro fiel do que essa campanha eleitoral representou para mim enquanto candidato.

UM AMOR QUE PRA SEMPRE PERDI e PRA QUANDO ELA VOLTAR...

Textos em poesia desenvolvidos por Dário Cunha Cavalcante, sendo editados e corrigidos por mim. Segundo o autor, o intuito desses poemas é levar reflexões e decepções sobre o amor. Mas, acima de tudo, têm o objetivo maior de mostrar que amando se vive bem e sendo amado, ainda melhor.

Esse material foi lançado em cordel e também publicado no meu Blog e no site Recanto das Letras.

MÚSICAS/ TEMAS DE COMERCIAIS ANTIGOS DE TV E RÁDIO

Estas letras musicais fazem parte de um acervo particular de mais de 150 comerciais de TV e Rádio, especialmente, das décadas de 1980 e 1990, quando eu decorava e escrevia à mão esse material num pequeno caderno escolar.

Material publicado exclusivamente no site Recanto das Letras

Endereço do meu Blog Literário - e intedisciplinar - Paulo Seixas:

http://blogliterariopauloseixas.blogspot.com.br/