DEZ ATORES BRASILEIROS QUE SE DESTACARAM NO CINEMA MUNDIAL

Nem só de norte-americanos vive Hollywood. Pelo contrário: gente de diversas origens são bem-vindas à indústria do entretenimento norte-americano, dedicada a tantos tipos diferentes de produções. Entre tantas nacionalidades, vários atores e atrizes brasileiras vêm ganhando espaço nos EUA.

Confira a lista abaixo na qual mostra dez casos, alguns bem sucedidos, de brasileiros trabalhando no grande cinema americano.

RODRIGO SANTORO

A presença de Santoro em Hollywood não é novidade: desde 2003, ele já aparecia descamisado em As Panteras: Detonando e fazia uma pontinha na comédia romântica Simplesmente Amor. Desde então, participou da série Lost, dos filmes Cinturão Vermelho, O Golpista do Ano, Recém Formada e da franquia 300, só para citar alguns exemplos.

O ator tem investido tanto no cinema americano que todos os seus projetos recentes são gringos, incluindo o faroeste Jane Got a Gun, a refilmagem Ben-Hur, a série Westworld e as biografias Dominion e Pelé: Birth of a Legend.

Rodrigo Santoro, o galã brasileiro das novelas da Rede Globo, ficou internacionalmente conhecido após interpretar o imperador persa Xerxes I em “300” (Zack Snyder, EUA, 2006). Devido a sua atuação, foi indicado ao prêmio de melhor vilão em 2007 no MTV Movie Awards.

SÔNIA BRAGA

Sônia Braga estreou no cinema americano em 1988, no filme “Luar sobre Parador”, dirigido por Paul Mazursky. Já em seu primeiro filme estrangeiro, foi indicada ao Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante.

Posteriormente, atuou em diversos filmes, sendo alguns deles “Rookie - um Profissional do Perigo”, (Clint Eastwood, EUA, 1990), “Um Drink no Inferno 3”, (P.J. Pesce, EUA, 2000), “Baila Comigo” (Randall Miller, EUA, 2005), “Cidade do Silêncio” (Gregory Nava, EUA, 2006) e “Matemática do Amor” (Marilyn Agrelo, EUA, 2010)”.

A história da brasileira com o cinema de Hollywood já data de quase três décadas. Desde então, ela construiu uma fama considerável, mas aos 67 anos (idade atual), tem recebido menos propostas interessantes.

ALICE BRAGA

Alice Braga é sobrinha de Sônia Braga. Apesar de ter recebido premiações por suas atuações em filmes nacionais, é mais conhecida no mundo hollywoodiano, sendo a atriz brasileira que mais atuou em produções americanas.

A atriz de 31 anos é veterana das produções de Hollywood. Estreou no cinema internacional em 2006, no filme “Journey To The End Of The Night” (Eric Eason, EUA, 2006). Ao lado de Will Smith, fez parte do elenco de “Eu Sou a Lenda” (Francis Lawrence, EUA, 2007), além de atuar nos filmes “Cinturão Vermelho” (David Mamet, EUA, 2008), “O Resgate de Órgãos” (Miguel Sapochnik, EUA-Canadá, 2010, “Os Predadores” (Nimród Antal, EUA, 2010), “O Ritual” (Mikael Hafstrom, EUA, 2011) e no filme “Pé na Estrada” (EUA, 2012), dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

Em Elysium, 2013, atua com Matt Damon e Wagner Moura. Ela interpreta ainda uma latina no drama By Way of Helena e tem um papel central na série Queen of the South.

MILTON GOLÇALVES

Milton Gonçalves é um dos veteranos da TV brasileira que talvez poucos saibam que tenha uma passagem pelo cinema internacional. Ele já atuou nos filmes “Kickboxer 3: The Art of War”, “Orquídea Selvagem” e “Luar sobre Parador”.

WAGNER MOURA

Após o sucesso de “Tropa de Elite 2” (José Padilha, Brasil, 2010), Wagner Moura, o Capitão Nascimento, estreou no cinema hollywoodiano com o longa “Elysium”, dirigido por Neill Blomkamp. O filme traz Matt Damon, Jodie Foster e a atriz brasileira Alice Braga.

Em 2014 brilhou no Festival de Cinema de Berlim com “Praia do Futuro”, em parte ambientado na capital alemã. O filme chegou a ser indicado ao Urso de Ouro na Berlinale.

GISELE ITIÉ

Giselle Itié: Em 2010, interpretou Sandra Garza no longa “Os Mercenários 2”, filme de ação estrelado pelo ator Sylvester Stallone. Também está no elenco de “Pé na Estrada” (Walter Salles, EUA, 2012)

FERNANDA MONTENEGRO

Primeira e única atriz brasileira a concorrer a um Oscar na categoria Melhor Atriz, por sua atuação no filme Central do Brasil, Fernanda Montenegro deu as caras no cinema internacional no filme “O Amor nos Tempos do Cólera”, inspirado na obra homônima do escritor Gabriel García Márquez.

SELTON MELLO

Selton Mello tem dedicado os últimos anos de sua carreira ao cinema nacional. O convite para atuar em um longa internacional foi questão de tempo para surgir. “Lope”, seu primeiro filme estrangeiro, é uma coprodução entre Brasil e Espanha em que Selton interpreta Marqués de Navas.

MURILO BENÍCIO

Murilo Benício: Famoso por suas atuações em novelas brasileiras, estreou no cinema americano em 2000. Participou do filme “Sabor da Paixão”, romance dirigido por Fina Torres, no qual fazia par romântico com Penélope Cruz.

JULIANA PAES

Juliana Paes protagonizou Bed and Breakfast – “Amor por acaso”, primeiro filme dirigido por Márcio Garcia, numa coprodução entre Brasil e Estados Unidos. Em sua estreia no cinema internacional, a brasileira contracenou com Dean Cain e Eric Roberts.

Adaptado do site https://revistamonet.globo.com/Listas/noticia/2014/10/yes-nos-temos-talentos-15-artistas-brasileiros-que-conquistaram-hollywood.html

Conteúdo da Internet
Enviado por Paulo Seixas em 28/08/2017
Reeditado em 14/05/2018
Código do texto: T6097170
Classificação de conteúdo: seguro