"VITORIOSA" de Ivan Lins

Ivan Lins transmite nessa música todo um êxtase do envolvimento amoroso que o “eu lírico” está vivendo. Um mundo de descobertas íntimas, que o deixa cada vez mais apaixonado. Como se ela também estivesse se despertando para os prazeres da sexualidade. Ele a compôs em parceria com Victor Martins e foi lançada em 1985.

“Quero sua risada mais gostosa/Esse seu jeito de achar/Que a vida pode ser maravilhosa”. Encantado com sua alegria permanente, ele deseja fazê-la cada vez mais feliz. Proporcionar motivos para ver “sua risada mais gostosa”, numa explosão de deleite a cada momento vivido juntos. Adora ver o seu entusiasmo de viver, acreditando sempre que o mundo é uma festa.

“Quero sua alegria escandalosa/vitoriosa por não ter/vergonha de aprender como se goza”. Pouco importa que essa sua alegria seja tão explícita, que se torne escandalosa, extravagante, alvo de censuras. Isso, na sua concepção, é próprio de mulheres vitoriosas, que não têm medo de serem felizes, a despeito dos olhares curiosos e invejosos. A intimidade a dois é uma descoberta permanente, aprendendo reciprocamente “como se goza”, como se completam sexualmente, como arrancam o máximo de prazer no encontro de corpos. E disso não há porque se envergonhar.

“Quero toda sua pouca castidade/Quero toda sua liberdade/Quero toda essa vontade/De passar dos seus limites/E ir além, ir além”. As relações íntimas não podem ser determinadas por falsos pudores. A total liberdade faz com que as fantasias se realizem. Privar-se das vontades, dos desejos, é limitar a própria felicidade. Secretamente as regras são violadas, sem receio de ultrapassar as fronteiras do imaginário. Muitos haverão de classificar tudo isso como luxúria, falta de respeito, concupiscência. Mas o “eu lírico” deixa claro que a quer desnuda de conceitos moralistas hipócritas.

• Esta crônica integra o livro “CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 24/11/2017
Código do texto: T6181308
Classificação de conteúdo: seguro