Descrição de uma Pintura artística.

Descrição de uma Pintura artística.

Observando esta tela pintada pelo renomado artista Reinaldo Manske, pertencente ao acervo do saudoso sobramista Dr. José Rodrigues Louzã, verifico que a paisagem retratada numa bucólica vila do sertão, com suas casas a pau-a-pique, ao pé da colina que abriga a Igreja Matriz no seu topo.

Sua mata dominante da pintura demonstrando ser um lugar auspicioso, para o retirante da cidade, aposentado do trabalho prestado na grande metrópole.

Os animais domesticados que ali se encontram servem de montaria e carregam a carga da lavoura, procedente do sertão, com suas características peculiares da localidade.

O caminho de terra batida com cascalho leva seus habitantes a paróquia nas festas do Santíssimo e de outras do calendário Católico.

Como se trata de pintura, não se pode ouvir os sinos da Igreja, os pássaros nem o latido dos cães ou o mugir do rebanho. O ranger do eixo da roda do carro de boi, características tão sertaneja interiorana que destoa da cidade. O sacerdócio ministrado pelo padre e pela professora, não ha dinheiro que pague sua dedicação voluntária.

Os frutos colhidos ao seu tempo de amadurecimento, e as verduras da horta, sem agrotóxico, são bênçãos do interior não disfrutadas na cidade.

No entanto, não percebemos o sacrifício que teve o artista, na sua dedicação a obra, por horas e dias que levaram à sua conclusão, se envenenando com o cheiro das tintas para exprimir a sua imaginação.

Que dizer então da dependência do Marcham em divulgar o artista e sua obra, tantas vezes esquecida em proveito de outros mais afamados. Quando vendida, não se paga o material e o tempo empregado, que só terá valor depois do óbito do artista.

E agora, onde colocar esse quadro? Na sala, no hall ou no corredor. Desmontá-lo e guardar a tela ou vender ao antiquário. Colocar a leilão o presenteá-lo ao médico cirurgião, ou oferece-lo a um Museu.

Parabéns a Maria do Céu que pode usufruir desta arte decorando a sua casa, recordando sua aquisição no seu tempo com sua história peculiar.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 03/02/2018
Reeditado em 03/02/2018
Código do texto: T6243736
Classificação de conteúdo: seguro