MARCOS MEDEIROS - QUANDO TUDO VIRA CORDEL

Apresentando a obra do Professor Marcos Medeiros :

Entusiasmo, eis a palavra que melhor define Marcos Medeiros. Natalense por nascimento e depois por adoção, foi em Santana de Matos-RN que Marcos foi inoculado pelo amor à terra. Doutor e Mestre em biologia, o homem do magistério só se diz realizado, por agora, enquanto ensina voluntariamente através da música e da poesia.

Este é Marcos Medeiros, o incansável e determinado pai de Zé da Jia - alter ego matuto do educador.

E quando o entusiasmo de Medeiros encontra a sua ousadia, ganhamos: “Meus Diálogos Poéticos Com Poetas Falecidos - Quando Tudo Vira Cordel”.

Admirou-me, em princípio, a possibilidade de duetos ou intertextualidades com autores do passado, inclusive alguns vultos sagrados. Mas, e nem poderia ser diferente, nosso poeta vai bem mais além, o autor garimpa verdadeiras joias esquecidas há anos ou séculos, e os revive de forma inusitada.

Um verdadeiro deleite. É o que posso, e devo, dizer desta experiência ousada e divinamente inspirada.

Fiquei daqui imaginando Camões, viola em punho, a desafiar a mente brilhante de Castro Alves, naquele agradável mormaço que deve ser o pátio da Feira de Santana de Matos. Quem nos permitiria imaginar, ícones como Gregório de Matos, Florbela Espanca ou Cassimiro de Abreu, recitando, animados ou tristes, deliciosas sextilhas de cordel?

Medeiros o faz! Faz e nos presenteia com maravilhosas “intromissões poéticas”, segundo ele, que visitam de José de Anchieta a Goncalves Dias, passando por La Fontaine. Mas, principalmente, traz à ribalta outros ilustres Poetas regionais que, sem esta bela iniciativa, estariam destinados ao injusto esquecimento. Nomes como Auta de Souza, Adriel Cardoso, Simoneti, Álvaro Martins, Ana Lima e outros tantos vates e poetisas.

Eis Marcos Medeiros, o excelente Professor da mais valiosa disciplina: a vida.

Ajeita essa métrica aí ó Augusto!

.

Stelo Queiroga
Enviado por Stelo Queiroga em 06/04/2018
Código do texto: T6301077
Classificação de conteúdo: seguro