Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O terror psicológico de Patrick Correa
 
 
Você está caminhando por uma estrada abandonada coberta de neblina de tal forma que não consegue enxergar os próprios pés. Você está caminhando não sabe para onde e não consegue parar. O sentimento é de estranhamento, pois você não sabe o que fazer, começa a questionar a própria identidade. O terror psicológico diferente do que acontece em outros níveis de terror, causa esse efeito de estranhamento, desorientação e incertezas. A mente é o palco dos horrores onde não temos certeza de nada.

Escrever terror psicológico não é tarefa fácil, é preciso alcançar o leitor no seu nível mental mais vulnerável, desvendar o que inquieta sua mente, quais as armadilhas que funcionarão na história proposta. Patrick Correa é natural de Porto Alegre e escreve histórias que envolvem terror psicológico e suspense. Mas há um traço peculiar na sua forma de criar as personagens e os fios condutores de suas tramas, Patrick utiliza plot twists dignos de produções hithcockianas. Sua narrativa é extremamente visual, detalhista, cada movimento importante é descrito com riqueza de movimentos, você praticamente entra na realidade das personagens.

Patrick consegue se movimentar no tempo psicológico das narrativas de forma envolvente, passado, presente e futuro se misturam dando às suas histórias um ritmo angustiante e incerto. Não sabemos o que é real nas histórias criadas por Patrick, sua habilidade em nos levar pelas mãos para armadilhas obscuras é o que torna seu trabalho tão rico. Patrick mistura folclore e lendas urbanas de forma obscura evocando, muitas vezes, a repulsa em cenas de gore detalhadas envolvendo vísceras, ossos expostos, sangue e figuras assustadoras, mas tudo isso não passa de golpes mentais. Patrick é uma espécie de mago da mente, fazendo com que nossas percepções se confundam com as das suas personagens.

Seu livro “Elise e o silêncio da morte” publicado pela editora Giostri reúne os principais elementos de uma boa trama de suspense e terror psicológico. A história pode ser dividida em duas partes assim como a vida do protagonista, Vicent Huller. A primeira está ligada à presença da estranha figura, Elise, e o declínio mental no qual o narrador começa a cair. A segunda parte reúne as reviravoltas típicas da escrita de Patrick, é quando tudo começa a ser explicado para o leitor, mas não acredite em tudo o que Patrick conta, muito do que ele faz é apenas pregar peças para poder nos surpreender no clímax da história.

O autor não excede e nem limita. Ler as histórias de Patrick Correa é ter a medida certa de terror psicológico, gore e mistério. Ele consegue trabalhar com objetividade os vários tipos de efeitos do horror. Além do livro indicado, o conto “Luz da cegueira” disponível na Amazon é outra boa oportunidade de conhecer o trabalho de Patrick.

 
“O garoto não podia acreditar no que via, aquela criatura havia transformado o rosto da sua mãe em uma máscara, e ao removê-la, revelou sua aparência grotesca. A pele extremamente enrugada tinha uma coloração anêmica, não havia olhos em seu rosto, apenas duas cavidades profundas, buracos negros, cegos em sua expressão de horror, enquanto Thomas mantinha-se como a luz da cegueira, vendo sua vida esvair-se em gotas que pingavam como a areia de uma ampulheta lutando contra o tempo.”

Diferente das suas outras histórias nesse conto ele usa a atmosfera medieva e lendas sobre crianças-fantasmas em bosques agourentos. Patrick Correa é, sem dúvida, um dos mais criativos escritores independentes de terror psicológico da Literatura Nacional e é muito importante olharmos para seus escritos.
 
Larissa Prado
Enviado por Larissa Prado em 01/06/2018
Reeditado em 02/06/2018
Código do texto: T6352603
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Larissa Prado
Goiânia - Goiás - Brasil
243 textos (23710 leituras)
4 áudios (292 audições)
8 e-livros (2312 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/06/18 02:59)
Larissa Prado

Site do Escritor