COMENTARIO ARTIGO MEIO AMBIENTE NEGATIVO

Comentário ao Artigo no Gazeta Bragantina do Desembargador Dr. Jose Renanto Naline, Ilustrissimo Escritor, Ex-presidente do TJ-SP, Ex-Secretario Educação do Estado de São Paulo http://www.jj.com.br/jundiai/exclusivo-nalini-deixa-a-secretaria-de-educacao-nesta-sexta/

Li o artigo com antenção de um leigo que sou, e “data vênia” para discordar do mesmo, não pondendo deixar sem comentar.

O Artigo é muito nefasto, negativo, pensando no pior do mundo e de nós, acredito que a intenção era dar um “tom” de emergência ambiental”, contudo estamos longe de estar chegando próximo do contexto do Ilustre escritor, que muito respeito.

Incentivar a ética e pratica ambiental é muito louvavel, quando ele diz que revogaram o código florestal de 1965, foram 48 anos de debates sobre o mesmo, culminando com um novo e moderno código florestal Lei Nº 12651/2012 – Código Florestal, que também foi objeto da adin STF considera constitucional grande parte do novo Código Florestal ... com decisão em fevereiro/2018, assim o debate foi além do congresso, da sanção e da ADIN, tornando então lei ordinária do pais, portanto discodo da expressão “ foi revogado”.

O planeta que não é pequeno no contexto humano, talvez pequeno no contexto universo de milhares de constelações e galáxia, e que viaja a mais de 40 mil km por hora em redor do sol e em parafuso a mais de 2 mil km de giro, sendo o homem um ser ínfimo capaz de influenciar em mudanças climáticas, como efeito estufa, ou seca, ou chuva, etc.

O ser humano precisa realmente ter ética ambiental por motivo de convivência uma vez que tornou a vida urbana, vivendo aglomerados uma muito próximo do outro, assim necessário regras de convivência pacifica.

Quanto a falta de agua, vi um artigo sobre chuva acida que irá diminuir o conteúdo de oxigênio preso ao planeta e talvez isto sim, seja preocupante para o fim das espécies de depende do precioso produto A origem dos Relâmpagos e o Fim Do Oxigênio - Overmundo, contudo ao meu ver não tem o homem por mais capaz que seja de provocar mudanças estruturais no planeta como elemento da constelação e da galáxia.

Durante o dia absorvem Gás Carbônico (C02) para realizar a fotossíntese liberando oxigênio como subproduto,já de noite absorvem oxigênio e liberam Co2 (gás carbônico),ou seja,elas absorvem quase que todo oxigênio que produzem.Muitas pessoas não sabem mas grande parte (98%) do oxigênio que respiramos é proveniente da fotossíntese realizada pelas algas (principalmente pelos fitoplânctons) .

O planeta terra na época das geleiras não tinham arvores, na idade da vida humana, já teve mais e já teve menos, como o caso do Estado de São Paulo, que já teve área coberta maior e menor, a uns 50 anos em torno de 6% de cobertura e atualmente mais de 7% de cobertura.

Mesmo considerando que somos mais de 7 bilhões nesses tempos, somos tão ínfimos para alterar o clima, alterar a aparência, alterar as tabuas das mares, etc.

Ao contrário do Ilustre escritor prefiro ser positivo, e ver as grandes realizações humanas, que ora criam dificuldade de convivência na vida urbana, causando inclusive inúmeros acidentes como o atual da ponte de genova, Italia, com aproximadamente 40 mortos.

Acredito na capacidade humana da criação de coisas boas, de sempre se superar é coisa muito boa.

O meio ambiente foi uma grande religião no passado, e voltou a ser no presente e muito vendem as catástrofes como resultado de pecados que praticamos em nossa convivência, e tudo isto para melhorar nossas relações humanas na vida urbana principalmente, tudo é um doutrinação, que acho válida, pois os seres humanos tem dificuldade de se conduzir de forma ética e organizacional na vida urbana.

O meio ambiente gera muito riqueza e muito cabide de emprego e é meio de vida de muitos, que para manterem em seu cabide tem que continuar a criar dramas, discórdia, etc.

Muitos após doutrinados se tornam “beatos radicais”, e para demonstrar que estão certos praticam inclusive terrorismo para provarem que o mal ambiente existe.

Não é certo o nosso futuro, por exemplo por volta do século XII a terra teve um aquecimento que gerou consequências, a milênios teve calor, teve congelamentos, teve extinção do dinossauros, etc., e nada foi provocado pelo ser humano que é ínfimo nesta equação, ressalto que a doutrina do meio ambiente é valida para o convívio urbano, onde deverá haver ética e organização para convivência.

Quanto as reciclagens, tem havido evolução muito grande ao contrário do diz o escritor, logico que sempre haverá uma ideologia que podemos melhorar.

Realmente a mente dos humanos em suas evoluções sempre estão em ebolição, sempre em revolução também, sempre ideologicamente pessoas ou grupos procurando e impondo melhorias, e muitos isoladamente vendem o caos, dizendo que as decisões coletivas estão erradas, como é o caso presente, onde milhares e milhares debateram, o congresso decidiu, a Presidencia como todos os seus assessores promulgaram, novamente levado a debate pela ADIN, o STM decidiu e temos então não a revogação das leis ambientais e sim o aprimoramento da mesma a nossa época. 16.8.2018

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 18/08/2018
Código do texto: T6422541
Classificação de conteúdo: seguro