Analisando Bird Box

Bird box é um filme que pode ser interpretado de varias maneiras, uma vez que sua história aberta permite ao telespectador criar suas próprias teorias. Analisando sob uma perspectiva psicológica, podemos levar em consideração o fato de que ao retirar a venda dos olhos, pessoas queridas chamam pelo sujeito, afim de que o mesmo se entregue ao suicídio.

Pensando em nosso ambiente, seria isso uma critica a nossa falta de tempo e consideração por aqueles que amamos e que ainda estão aqui, ao nosso lado? Talvez estejamos tão centrados em nossos próprios problemas, que quando percebemos o chamado de alguém querido pode ser tarde demais.

Algumas teorias surgiram na internet defendendo que o filme se trata de depressão. O que é uma historia que faz todo sentido, pois a depressão exige que o indivíduo lute diariamente pela sua vida, resistindo a possíveis tendências suicidas. É necessário que o depressivo encontre forças em meio a motivos para sobreviver, e acima de tudo, em si mesmo.

No filme também percebemos que as dificuldades fazem com que os personagens entrem em contato com suas piores sombras, seus medos mais profundos. Em meio ao apocalipse, a personagem principal consegue elaborar seu sentimento de rejeição a maternidade, uma vez que no final do filme consegue reconhecer seu amor não só por seu filho biológico como também pela filha de sua falecida companheira.

E não seria esse o sentido da vida? Conseguir se autoanalisar, reconhecer suas sombras e tentar elabora-las, mesmo em meio ao caos? Se olharmos para nossas vidas, fazemos isso a todo momento! Nada acontece como planejamos, temos que ser arquitetos de nossas próprias vidas na medida do possível e dançar em meio ao caos. E é exatamente isso que o filme mostra.

Em quantos momentos, assistindo ao filme pensamos que se fossemos nós mesmos no lugar da personagem da Sandra Bullock já teríamos nos entregado? Mas, te convido a pensar na sua própria vida e perceber quantos momentos difíceis você conseguiu superar, mesmo acreditando o contrario. Quantas pessoas te destruíram, ficaram para trás em sua vida, mas tantas outras te deram motivo para continuar, assim como no longa.

Bird box parecia ser apenas mais um filme de suspense, porém demonstrou ser uma história com vários significados profundos, e essa é a beleza principal da obra: cada um percebe o filme da sua maneira. Interpreta conforme seus olhos. Isso nos faz pensar, isso é respeitar a subjetividade do telespectador. Vale a pena assistir e encontrar suas próprias teorias.

Daniella Dantas
Enviado por Daniella Dantas em 02/01/2019
Código do texto: T6541021
Classificação de conteúdo: seguro