A farsa da programação

Lá estava eu no meu celular, como sempre, e derrepente o YouTube me notifica sobre un vídeo novo no canal da Netflix, pra minha surpresa o ciser anunciava um novo capítulo da minha série favorita Black Mirror (Aviso: daqui para frente, tem bastante spoler da 5° temporada, se isso interferir na sua experiência, recomendo que pare essa leitura, assista, e depois volte).

Lá estava eu surpreso pois o episódio entitulado "Bandersnatch" oferecia a possibilidade de fazer escolhas dentro do episódio, desde o que comer no café da manhã ou qual o disco ouvir até matar o pai ou não, cada escolha interfere o andamento da história, como por exemplo, a escolha do disco, interfere em toda trilha sonora. A série de inspirou no "faça a sua aventura" comum e livros e em jogos.

Mas, desde o primeiro episódio essa série mantém seus nexos com a realidade, e nesse episódio o link para a realidade está justamente no fato de escolher, e comum para todos nós que, cada escolha gere uma conseqüência, por exemplo, se você escolhe ter uma vida regrada sem excessos, e com uma alimentação rica em vitaminas, sais minerais, fibras..., Provavelmente isso terá impactos positivos em sua saúde, caso contrário, seu fim poderá ser uma doença.

Você pode até se perguntar, o quanto que aquelas escolhas pequenas interferem sua vida, como que roupa vestir, ou se vai usar o trasporte público ou seu automóvel? O clichê "para cada ação há uma reação" já responderia essa pergunta, mas não completamente ja que essas escolhas diárias são resultados de outras escolhas anteriores, que por sua vez tem interferência da sociedade, um exemplo disso, ao sair de casa, provavelmente você escolhera usar seu próprio carro, pois você a comprou por necessidade, ou porque a sociedade capitalista glamurisa o carro próprio.

Há quem defenda que existe uma certa programação, para que sua vida siga um certo rumo, para os religiosos, Deus ou Deuses, para os ateus, a possibilidade de uma sociedade mais avançada, e uma das teorias, o próprio Elon Musk e um dos defensores dessa linha de pensamento.

Exitem também escolhas binárias simples, pelo qual nos programamos para fazer de forma automática, tendo ciência disso, o marketing usa ferramentas para enganar o nosso celebro, fazendo com que escolhemos um determinado produto, as redes sociais abertas, que também são locais de marketing, fazem uso de programação para atrair os usuários, assim, se você reagiu a algo positivamente, provavelmente aparecerá mais publicações parecidas para que você possa ficar mais tempo online, e com isso ver mais propaganda, comprar coisas, e repitir o círculo.

Tendo isso em mente, será se as escolhas são reais, ou e tudo uma mera programação?

Há alguém comandando as nossas escolhas?

Essas respostas eu não tenho, mas, fazendo isso, eu tenho certeza que você já estará "programado" a pensar um pouco mais sobre esse tema.

Levi Silva
Enviado por Levi Silva em 04/01/2019
Reeditado em 08/01/2019
Código do texto: T6543048
Classificação de conteúdo: seguro