Edward Elgar, o Lorde da Música

"Elgar nasceu em um ambiente musical. Seu pai era afinador de pianos e tinha uma loja de instrumentos. Nesse espaço cheio de pianos, violinos, e violoncelos, Elgar, ainda criança, iniciou seus estudos como autodidata. Somente aos 15 anos de idade, decidiu estudar música de forma mais séria, aprendendo violino e piano. Como violinista, trabalhou pessoalmente com Dvorák, que muito o impressionou e veio a influenciá-lo em sua escrita. Como excelente músico que era, foi convidado a ensinar música e se tornou chefe de banda de alguns grupos de sua cidade.

Apesar de ser respeitado como músico e professor, Elgar conheceu o sucesso como compositor somente aos 42 anos, com a peça que particularmente, me agrada muito: As Variações Enigma. Trata-se do seu primeiro grande trabalho para orquestra. Suas obras subsequentes despertaram natural interesse, mas o sucesso lançado por Enigma se repetiria somente com as marchas Pomp and Circunstance e com o Concerto para Violoncelo e Orquestra, composto pouco antes de sua morte e um dos mais belos do gênero.

Com melodias elegantes, orquestração rica e cuidadosa, harmonia avançada, mas sem ser revolucionária, Elgar soube, como poucos, retratar na música as características de seu país e de si próprio. Reger a música desse grande compositor inglês é tarefa que requer uma grande dedicação por parte do intérprete - principalmente se ele não for britânico. A alma e o humor de suas obras, a perfeição de suas formas, a serenidade de seu discurso exigem de quem as recria um ponto de equilíbrio para que o som flua naturalmente. Para quem escuta, é sempre um momento de prazer e encanto."

Roberto Minczuk - Coleção da Abril: Grandes Compositores da Música Clássica
Enviado por Suiyu em 06/03/2019
Código do texto: T6591204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.