Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Curso intensivo do prof. Sade

                                 A Filosofia na Alcova

''Toda a espécie poderia se acabar e, estejais certos, nem por isso o ar seria menos puro, os astros menos brilhantes e a marcha do universo menos exata.''

Como dramaturgo o marquês é ótimo ensaísta. Aliás, todo o seu trabalho se resume a um grande solilóquio febril. Sade, se não fosse ele próprio, seria medíocre como escritor. Ele não consegue evitar de projetar-se nos personagens, e mesmo quando seus personagens são moças virginais, opostos a tudo o que ele idolatra, representações de tudo o que ele deseja corromper, nota-se uma sombra dele por lá, em algum lugar sob os fios sedosos que cobrem uma cabecinha bela, inocente e virtuosa.

Eu critico ele como dramaturgo e como romancista; como contista ele é bem bom (Não esqueço um conto seu sobre a Santa Trindade: ninguém faria melhor); como indivíduo não era melhor que seus piores personagens; mas como personalidade ele foi único: ateu raivoso, libertino legítimo, erudito e inteligentíssimo. Tem uma prosa elegante, como se vê em Justine; um linguajar pesado adocicado ora aqui ora ali por expressões de uma poesia irretocável. Seu texto contém tudo o que se abominava na época, e muito do que se abomina hoje. Como escritor, não é versátil e divertido quanto Casanova; é menos sofisticado que Mirbeau; mas nenhum outro reúne tantos tabus numa mesma obra e as justifica em nome da Natureza, que ele declara, no seu modo reverente, como um ciclo vivo, porém insensível, brutal, autofágico, criador e destruidor; e que ela não seja entendida como outro nome para Deus, que para ele Sade será sempre alguém que puxa as cordas, ou que não as puxa, invenção do medo humano, que com o tempo foi recoberto de orgulho e irreflexão.

Ele é o enfant terrible por excelência: somente um pra citar Nero tantas vezes como um exemplo a ser seguido.
vagas paragens
Enviado por vagas paragens em 13/04/2019
Reeditado em 23/04/2019
Código do texto: T6622902
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
vagas paragens
Gravataí - Rio Grande do Sul - Brasil, 25 anos
57 textos (775 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/05/19 17:20)
vagas paragens