Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Estudo sobre plágio

     Um número recorrente de trabalhos acadêmicos são identificados como sendo caso de plágio. Em que se pode verificar que o plágio pode ser definido como uso inapropriado de informações em que o indivíduo assume para si a autoria de um trabalho que não lhe pertence, ou quando faz uso de citações sem mencionar as fontes, descrevendo ideias, um pensamento ou conceitos.
     Nesse sentido, propõe-se através deste texto apresentar algumas considerações sobre o plágio, a partir das discussões que emergiram durante as aulas da disciplina Metodologia Científica no curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro-PE, turma 2019.
     De forma que se pode observar segundo (MARTINEZ; RAMIREZ: 2018, p.15) uma análise relativa a situação de fraude acadêmico no ensino superior em seis universidades bem conceituadas da Colômbia, realizada através do levantamento de dados por meio de entrevista e questionários aplicados a estudantes, em que verificou-se uma incidência de situações em que se predominou a prática de fraudes acadêmicas pelo consentimento e favorecimento de circunstâncias para a prática ou pela própria ação. De acordo com esse estudo constatou-se que 94% dos estudantes admitiram o uso de atitudes que caracterizam a fraude acadêmica.
     Diante do exposto, é possível afirmar que não se trata de casos isolados que atingem somente universidades colombianas, mas que em se tratando de uma reflexão problematizadora pode-se fazer uma análise mais densa da situação e destacar que essa realidade é presente no âmbito acadêmico brasileiro. E assim sendo é preciso defender o direito de autoria e a legitimidade da produção científica, ao mesmo tempo em que se defende a autonomia da pesquisa.

Referência
MARTINEZ, Lina; RAMÍREZ, R. Enrique. Fraude académico em universitários en Colombia: Qué tan crônica es la enfermedad? Educação e Pesquisa, 2018, v. 44.
 
Erlandia da Costa
Enviado por Erlandia da Costa em 31/10/2019
Código do texto: T6783694
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Erlandia da Costa
Jardim - Ceará - Brasil
21 textos (188 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/11/19 13:30)