XINGAR NO STF... VIROU COSTUME???

Dallagnol processa União para ser indenizado por Gilmar Mendes

Procurador acusa Gilmar de ofender sua honra. O ministro do STF já chamou a turma da Lava Jato de quadrilha, cretinos, covardes, entre outros termos

O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, decidiu processar a União para ser indenizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A ação, revelada pelo Estadão, cobra R$ 59 mil por danos morais, em virtude de críticas do magistrado à turma de Curitiba.

Dallagnol decidiu colocar a União como ré por estratégia jurídica. É que como agente público, Gilmar não tem responsabilidade civil direta por ilícitos. O procurador espera que a União seja condenada a indenizá-lo e, depois cobre o valor do ministro do STF, um dos mais ferrenhos críticos da Lava Jato.

Gilmar já afirmou que a força-tarefa da Lava Jato seria uma organização criminosa, formada por “gente muito baixa, muito desqualificada”, “falsos heróis”, agentes que “combatem crime cometendo crime”.

O ministro também já chamou os procuradores de “cretinos”, “gentalhada”, “covardes”, “gângster”, “organização criminosa”, “voluptuosos”, “voluntaristas”, “espúrios”, “patifaria” e “vendilhões do templo”, lembrou o Estadão.