LIVRO É LANÇADO COM MUITA EMOÇÃO POR ANTONIA

O Livro Monte Santo Um Cenário de Religiosidade e Conflitos, da autora Antonia Lúcia Barbosa de Jesus Dias, foi lançado à noite de quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020, no Centro de Lazer Dona Amélia Andrade, em Monte Santo Ba, e esse mencionado Livro trazem alguns documentos que foram registrados em Atas e Guias e Inventários da Irmandade das Almas o mediador foi José Jorge de Jesus Cabral.

No começo da noite de 20 de Fevereiro de 2020, começavam a chegarem os Gaiteiros, com Gaitas e outros com Caixa e Bumbo, que compunha a Banda de Pífano, da Fazenda Boa Vista, essa anda é uma tradição e existe desde 1929.

Os integrantes da Banda de Pífano são: Jandason Morais de Souza, Edivan Peixinho de Souza e Manoel Peixinho, ambos são dessa mesma Fazenda Boa Vista, zona rural, de Monte Santo – Ba.

Por volta dàs 18h 23, começava a tocar às Músicas Populares, em plena opulência do Lançamento do Livro Monte Santo Um Cenário de Religiosidade e Conflitos, da autora Antonia. Nesse Evento solene e Cultural, no interior da “Casa de Vidro” que encontrava-se, bem decorada e tendo algumas Mesas e Cadeiras forradas de panos brancos, e foram ocupadas por convidados (as) locais e das comunidades que chegavam ao local. Para prestigiarem a Escritora Antonia Lúcia Barbosa e sua Família que se fez presente.

Dentro desse Espaço a partir das 18h 30, os Músicos estavam tocando os Pífanos para chamar atenção do público. Enquanto isso as pessoas iam ocupando aquele Auditório, e todos estavam aguardando a composição da Mesa. Que foi composta por Edson Tolentino, pelo Advogado Luís Costa, Geraldo Guimarães Peixinho, Maria da Costa Silva, Ana Dária Pereira, o Escritor e poeta José de Jesus, e a presença da autora Antonia Lúcia Barbosa, que logo após é fotografada com cada um que fizeram parte da Mesa.

Esteve presente a Comunidade do Povoado de Itapicuru de Monte Santo Ba, isso às 18h 55, estava tocando a Banda de Pífano e depois das falações o penúltimo a discursar em papel, foi o cordelista José de Jesus, que fez parte da Mesa, e depois Antonia deu o seu discurso de improviso e essa ficou emocionada. Mas fezem alguns agradecimentos a esse poeta José de Jesus e os demais presentes e também citou toda a sua trajetória e algumas dificuldades, mais disse estar realizando o seu tão sonhado sonho, de estar lançando o seu primeiro Livro Historiográfico.

Nesse lançamento tinha animação do Sanfoneiro tocando o Hino do município de Monte Santo, às 20h 18, contou-se com apresentação do Grupo Diversidade e Cultura do Povoado de Itapicuru, animado com Sanfona, Zabumba, Triângulo e ao som da Sanfona do Acordeonista Raimundo. Tudo isso pra abrilhantar o Lançamento do Livro Um Cenário de Religiosidade e Conflitos.

Começavam os autógrafos pela autora Antonia Lúcia Barbosa e ao som do Pífano e lá pelas 21h 20, podia ver aquela fila se formando, os leitores iam comprarem o Livro tanto esperando há 14 meses. No Fim desse Lançamento ofereceu-se um coquetel.

O conteúdo desse Livro é marcado por religiosidade da época de Mons. Francisco de Paula Berenguer e outros atos ocorridos no final do século XIX, em 1897, com o conflito da Guerra Contra Canudos. Entretanto tornou-se um choque de opiniões dentro desse Livro e tem também Matérias de conteúdos conservadores e outras que refletem os conflitos no Campo.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 29/02/2020
Código do texto: T6877257
Classificação de conteúdo: seguro