Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As descobertas da vida no livro O que vão pensar sobre nós?, de Stoff Vieira Costa

O que é a adolescência na cabeça dos adolescentes?
Quando adultos percebemos que a adolescência é uma fase repleta de novidades e descobertas na vida da criança em transformação que, de repente, pensa ser adulta, em alguns aspectos. Então, cabe a segunda pergunta, que serve de título à obra de Stoff Vieira: O que vão pensar sobre nós?
 A história de descobertas narrada e vivida por Benjamim, juntamente com seus amigos Emmanuelle e Rato, tem essa pergunta implícita e muito constante nas situações que marcam a relação de amores, medos, revolta e amadurecimento do trio de amigos afetivamente envolvidos entre si, com seus diferentes dilemas.
 O narrador-personagem, que se define como antissocial, conduz o leitor nas descobertas que ele e seus amigos vivenciam. Assim, vemos Benjamim com seus complexos e crises existenciais se aliviar na prática de automutilação, algo tão presente e preocupante entre os adolescentes nos dias atuais.
 Embora recorrente à pratica de automutilação, o leitor irá acompanhar a transformação de Benjamim ao longo da narrativa, ao ponto de descobrir novos motivos para sentir satisfação em viver.
 Que motivos seriam esses?
 Estaria gostando de alguém?
 Seria a razão de viver de outra pessoa?
 Stoff Vieira fisga a atenção do leitor ao deslocar a narrativa para a vida de outros personagens além do narrador Benjamim, e nos faz refletir sobre temas tão profundos e marcantes como a amizade, o amor, a sexualidade, a família...a morte!
 O entrelaçamento das vidas de Benjamim, Emanuelle, Rato e de um quarto personagem é o que justifica o questionamento que dar título ao livro O que vão pensar sobre nós?. Em uma sociedade tão observadora e questionadora da vida alheia, como a que vivemos, os fatos vividos pelos personagens de Stoff Vieira nessa história infantojuvenil com nítidas pitadas de erotismo, são bastante justificativos para o título tão bem pensado pelo autor.
A resposta para tal pergunta fica por conta de cada leitor, que a partir dessa leitura poderá revelar muito de suas concepções de vida, preconceitos, respeito e/ou tolerância, depois de cada página virada antes do ponto final que encerra a história.

Leomar Alves de Sousa
Professor Mestre em Ensino de Língua e Literatura, pela UFT.
Leomar Alves de Sousa
Enviado por Stoff Vieira em 13/03/2020
Código do texto: T6886689
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Stoff Vieira
Araguaína - Tocantins - Brasil, 32 anos
116 textos (110826 leituras)
3 áudios (574 audições)
2 e-livros (148 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/03/20 20:30)
Stoff Vieira