Hitler por ele mesmo

Hitler foi um homem que despertou muito ódio e deixou atrás de si um rastro de ruínas. Apresentava caráter psicopata e egocêntrico. Em alguns momentos foi chamado de inumano.

Seu pai estava no terceiro casamento (ficou viúvo duas vezes) e era quase trinta anos mais velho que sua mãe. Hitler queria ser artista (mas não tinha talento). Teve um amigo judeu (quem diria?)

Inicialmente ele foi um político fracassado e tinha uma ideologia extravagante. Sua ideologia defendia: ódio aos judeus, superioridade da raça ariana, antipatia pelas instituições democráticas e pelo marxismo.

Sabem o que favoreceu a ascensão de Hitler? A atmosfera de miséria e violência da classe média.

Em 1919 tornou-se líder absoluto do Partido dos Trabalhadores Alemães e conseguiu concentrar todos os poderes em suas mãos.

Em 1933 os nazistas incendiaram a Sede do Parlamento, mas atribuíram culpa aos comunistas. Assim Hitler assumiu poderes ilimitados.

Em 1934 Hitler nomeia-se presidente, comandante supremo das Forças Armadas e Führer do Terceiro Reich. Seu governo perseguiu todos os grupos opositores, entre marxistas e judeus.

Agiu estrategicamente quando a moeda alemã ficou desvalorizada sobre o dólar. Hitler sempre se aproveitou das crises.

Conseguiu o fechamento do próprio parlamento. Desenvolveu uma campanha eleitoral violenta. Favoreceu os empresários da época. Controlou rádios e jornais.

Publicou um decreto em que praticamente foram anuladas as garantias de liberdade pessoal e social. Conseguiu aprovar uma lei que confiava a ele por 4 anos o poder legislativo.

Extinguiu a contratação entre operários e patrões. Passou tudo para o governo. O que aumentou? O número de desempregados (6 milhões).

O que ele fez? Nada de nacionalizações, nada de reforma agrária, somente salários bloqueados e encaminhamento de uma política de intervenção pública. Assim começaram as revoltas: nas fábricas, escolas e organizações sociais. Muitos se exilaram.

Era hábil e felizardo nas campanhas bélicas, mas ineficiente e trapalhão nas negociações políticas.

Dono, na prática, da metade da Europa, queria o poder centralizado em suas mãos.

Sofreu um atentado em 1944 e, descobrindo os autores, sua vingança causou a morte de quase cinco mil pessoas.

Eis uma frase sua, totalmente incoerente: “Durante milhares de anos ninguém poderá falar em HEROÍSMO sem se lembrar do exército alemão na guerra mundial.”

Uma frase egocêntrica: “O forte é mais forte sozinho.”

Uma frase hipócrita: “A força vital de um povo, o seu direito à vida, se manifestam do modo mais impressionante, no momento em que esse povo recebe a graça de um homem que o destino reservou para a realização de suas aspirações, isto é, para a libertação de um grande cativeiro, para a supressão de amargas dificuldades.”

Uma frase ridícula: “Sim, o mundo pertence ao homem corajoso. Que Deus o ajude.”

Ele desempenhou um papel de magnetizador do povo alemão (alienados da época).

Alguém que o conheceu mais cedo disse: “Era um mau rapaz que não prometia nada de bom, era suscetível, indisciplinado...”

Leu alguns clássicos. Gostava de animais e crianças. Praticava a castidade. (Sua sexualidade era uma incógnita).

Certa mulher ainda tentou conciliar Hitler com a Inglaterra, e não conseguindo, cometeu suicídio. (Ele de fato trazia muito ódio consigo).

O que foi muito chocante pra mim? Hitler foi favorecido pela Primeira Guerra Mundial e foi um dos grandes responsáveis pela Segunda Guerra Mundial.

Ele respirava ódio, mas FALAVA EM NOME DE DEUS.

Livro: Hitler por ele mesmo

Organizado por Martin Claret

Ano: 2004

Tatiane Santos
Enviado por Tatiane Santos em 28/04/2020
Reeditado em 28/04/2020
Código do texto: T6931059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.