CAPITÃO SABINO OU GENERAL VENTURA - ANÁLISE DE OBRA SOBRE A POLÍCIA DO EXÉRCITO

- CAPITÃO SABINO OU GENERAL VENTURA -

O PRIMEIRO COMANDANTE DA POLÍCIA DO EXÉRCITO

Em Pesquisas realizadas na obra “A Polícia do Exército Brasileiro”, publicada em 2001, pela editora Genesis de Porto Alegre/RS, tendo como organizador Flávio A. de O. Camargo, e na obra do mesmo autor "Minha Vida", publicada em 2007 pela PROL Editora Gráfica Ltda de Barueri/SP, ambas de autoria do General Domingos Ventura Pinto Junior, para apurar divergências existentes no contexto histórico, e de diferentes interpretações de quem teria sido o Primeiro Comandante da tropa de Polícia do Exército (MP); analisando os textos das páginas das obras do General Ventura, extraímos as narrativas a seguir, das quais, ao final dessa pesquisa, procuramos expressar as nossas conclusões pelas evidências deixadas registradas pelo autor (Gen. Ventura), com a colaboração de Francisco Miranda, historiador militar, e suporte de cópia de alterações militares do Capitão José Sabino Maciel Monteiro gentilmente concedida pelo seu filho, o Coronel R1 Angelo Maciel Monteiro.

Os extratos das páginas citadas abaixo foram transcritos como constam na obra de 2001, e podem não estarem, necessariamente, expressando a verdade histórica sobre os fatos narrados pelo autor daquela obra. A elucidação de divergências requerem apreciação individual de cada leitor, à luz dos registros oficiais da Força Singular.

Este trabalho visa tão somente uma análise inicial do tema apresentado, podendo ser revisado, atualizado e alterado, por novos dados e informações recebidas ou coletadas por este autor.

OBRA - A POLÍCIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Pg. 27

A ATUAÇÃO NA ITÁLIA

O 1º Escalão da FEB partiu do Rio de Janeiro no dia 02 de julho de 1944, com destino a Nápoles, na Itália. As atividades da MP começaram durante a viagem de 14 dias, a bordo do navio-transporte americano Gen. Mann, atuando com tropa disciplinadora-tranquilizadora. (...)

Após a chegada, a tropa passou por período de treinamento e adaptação ao terreno e aos novos armamentos. Nesse período, o Pelotão de Polícia, COMANDADO PELO TEN. JOSÉ SABINO MACIEL MONTEIRO, era responsável pela ordem nos estacionamentos, pela disciplina de tráfego e pela guarda do QG. O pelotão era diretamente subordinado ao Gen Zenóbio da Costa, comandante do 1º Escalão da FEB na Itália.

Pg. 33

01.3 A Polícia do Exército do Pós-guerra (...) FIGURA 01.4 Desfile do Pelotão de Polícia Militar da FEB na Av. Presidente Vargas, Rio de Janeiro, em 1945.

Pg. 34

O general Euclydes Zenóbio da Costa, quando retornou ao Brasil após a guerra (,..) conseguiu do Estado Maior do Exército que, com a extinção da FEB, a Polícia Militar não fosse extinta mas transformada em 1ª Companhia de Polícia Miliar, com a missão (...)

.................................

(...) Em 1946, o General Zenóbio conseguiu aumentar o efetivo da companhia e passou a recompletá-la, utilizando efetivos oriundos dos estados do Paraná e Santa Catarina. (...) o pelotão é transformado na 1ª Companhia de Polícia Militar.

Pg. 35

Em 1947, Sob o comando do Cap Danilo Marcondes, a 1ª Companhia de Polícia Militar foi transformada na 1ª Companhia de Polícia do Exército e, (...)

Pg. 48

FIGURA 01.8 Cartaz ... Cartaz de divulgação do II Encontro dos Catarinas em Joinvile, 2001(...).

(...) Ao deixar a Itália no navio-transporte General M.C. Meighs, o Gen Zenóbio da Costa, (...) mandou chamar o Cap Domingos Ventura Pinto Junior, e este ao apresentar-se ao General, ouviu (...) “Coronel Nelson de Mello, recebe este BRAÇAL (Military Police) e o coloque no ombro esquerdo do Capitão Ventura, que será o Policial do Exército disciplinador deste navio” (...) o General Ventura é considerado o primeiro Policial do Exército do Brasil, em tempo de paz.

Obs. A referência supracitada, de autoria do General Ventura, não encontra sustentação legal, pois até o quanto é sabido, não existe registro de ato oficial publicado à época, pelo comando do Exército Brasileiro em seus Boletins Diários ou outros documentos oficiais, sobre tal fato narrado pelo autor do livro. “A única referência que associa Ventura a Military Police está na própria versão do General Ventura...” conforme cita Francisco Miranda, historiador militar e veterano do 4º BPE (in Comentários Recebidos – Recanto das Letras/Camponez Frota – T6944059).

Pg. 74

3.5 Galeria dos Ex-Comandantes do 1º BPE

Pelotão de Policia Militar da FEB e Companhia de Policia Militar da FEB

Ten. José Sabino Maciel Monteiro - 01 Mar 44 – 10 Set 47

1ª Companhia de Polícia do Exército

Cap Danilo Marcondes - 11 Set 47 – 19 Mar 48

Cap Evandro Guimarães Ferreira - 22 Mar 48 – 09 Set 51

1º Batalhão de Polícia do Exército

TC Emmanuel de Almeida Moraes - 04 Set 51 – 20 Mai 54

...............

...............

..............

Cel Domingos Ventura Pinto Junior - 29 Jun 61 – 02 Abr 64

CONCLUSÕES:

1. Á luz dos registros analisados e consideradas as próprias palavras atribuídas ao General Ventura em suas obras, no decorrer dos fatos narrados, bem como os registros dos assentamentos militares do Ten José Sabino Maciel, e a colaboração do historiador militar Veterano PE Francisco Miranda, concluímos que o Primeiro Comandante de uma organização de Polícia Militar do Exército (em nível de Pelotão e posteriormente Companhia) na origem da história da Polícia do Exército, desde a sua organização, foi o Ten. José Sabino Maciel Monteiro. Tendo embarcado no Brasil com destino à Itália, para o front de combate, na II Guerra Mundial, até o seu retorno ao Brasil por ocasião do fim das atividades beligerantes, permaneceu no comando do Pelotão MP (Military Police) do Exército Brasileiro de 1º de março de 1944 até aquele Pelotão ter sido transformado em Companhia de Polícia Militar, e assim continuado no comando da novel Companhia até 10 de setembro de 1947, conforme registra a galeria dos Ex-Comandantes do 1º BPE – Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, sediado na cidade do Rio de Janeiro / RJ (Ex-comandantes do 1º BPE - extrato da obra de 2001, p. 74, analisada).

2. Por motivo das estreitas relações profissionais com o Marechal Zenóbio da Costa, grande entusiasta com a tropa de Polícia Militar do Exército Brasileiro, segundo disse o General Domingos Ventura Pinto Junior, à época do fim da II Guerra Mundial, quando no posto de Capitão, recebeu no seu ombro esquerdo o braçal de MP pelo Coronel Nelson de Mello seu comandante direto, a mando do então General Zenóbio, para ser o “Oficial Disciplinador” das tropas embarcadas em Nápoles já com destino ao Brasil, na ocasião em que os 2º e 3º Escalões da FEB retornavam por motivo do término dos conflitos bélicos. Essa passagem, se realmente ocorreu, não foi digna de registro pelas fontes oficiais do Exército Brasileiro, pois não constam em assentamentos o ato de ofício, se é que ocorreu, sobre tal citação do então Capitão Ventura, para ser considerado um fato histórico, ficando somente como uma versão dada pelo próprio, sobre uma reunião de oficiais ocorrida no navio-transporte General M.C. Meighs, por ocasião de sua partida. Não menciona o autor da obra se naquele embarque para o Brasil havia algum efetivo oriundo da Companhia de Polícia Militar comandado pelo já então promovido Capitão Sabino. Quanto a missão de comando de polícia embarcada não há registro oficial. Registre-se que o Ten. Sabino foi promovido ao posto de capitão no teatro de operações da Itália pela “sua capacidade de ação e comando”, conforme citado no Louvor recebido em 06 Nov 1944, e consignado em suas alterações, a qual foi mandada publicar pelo Coronel Armando de Morais Ancora, Comandante do Quartel General e Tropa Especial da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária – 1ª DIE.

3. De acordo com o historiador militar Francisco Miranda, somos orientados a citar que: “A Companhia de Polícia Militar foi desmembrada em julho de 45. Parte do efetivo foi enviado de volta, um pelotão da Companhia. Os demais integrantes da Companhia passaram a atuar como ‘tropa de ocupação’ na Itália” ainda sob o comando do Capitão Sabino Maciel Monteiro. Esta afirmação nos faz crer que o General Ventura, enquanto Capitão, não comandou o Pelotão e a Companhia Military Police-MP, nem nem fase de organização daquela Subunidade no Brasil e nem em operações de combate na Itália.

4. Quando esteve na Itália, o então Capitão Ventura era o oficial comandante da Companhia de Obuses 105 mm, do 11º Regimento de Infantaria, “a qual foi transferida, completa, com o seu comandante para o 6º Regimento de Infantaria ...” (PINTO Junior, 2007) ainda no Brasil. E na Itália, atuou com seu efetivo até o seu retorno. Finda às atividades no velho continente e tendo retornado ao Brasil, segundo as palavras do General Ventura "No dia nove de agosto (1945), cheguei à Caçapava, onde me apresentei pela minha transferência a dois de agosto para o 11º RI e por ter passado o comando da Companhia de Obuses para o meu substituto" (PINTO Junior, 2017, p. 94). Observe-se que o Capitão Ventura saiu do Brasil no comando da Cia de Obuzes 105 mm do 6º Regimento de Infantaria, tendo somente deixado o cargo de comandante no dia 9 de agosto de 1945.

5. Somente no ano de 1961, portanto,16 anos após o fim da guerra, o General Ventura, quando no posto de Tenente-Coronel, foi nomeado como o 5º comandante do 1º BPE, vindo então em ato oficial "Por Portaria do Ministro da Guerra, nº 2121, de 20 de Setembro de 1961" (PINTO Junior, 2007, p. 161), a ser designado para comandar, pela primeira vez em sua carreira, uma Organização de Polícia do Exército Brasileiro. Em sua trajetória de vida foi um grande difusor da Polícia do Exército no meio militar e civil e, ainda, quando na reserva, desenvolveu atividades incansáveis na diretoria da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro por muitos anos, tendo se tornado uma referência como propagador dos valores e dos feitos da Força Expedicionária Brasileira – FEB, e por consequência, da Polícia do Exército.

Camponez Frota

Colaboradores: Cel Angelo Maciel Monteiro,

Veterano PE Francisco Miranda, historiador militar.