RENATO de MATTOS MOTTA ~ “Lanceiros Negros, o Segundo Massacre", e "Balada de Marielle”

Sobre:

LANCEIROS NEGROS, O SEGUNDO MASSACRE

e

BALADA DE MARIELLE

De Renato de Mattos Motta

*

Este breve livro contém dois poemas, consagrados no título deste artigo.

*

LANCEIROS NEGROS, O SEGUNDO MASSACRE, narra uma operação de limpeza urbana. Ou melhor, uma acção policial contra os ocupantes de um prédio abandonado.

Setenta famílias pobres tinham ocupado um prédio abandonado. Mas a municipalidade quis recuperar a posse do edifício e optou pela solução mais simplista, a que prescinde do diálogo e cala de vez os ocupantes.

Estas famílias, casais com filhos, são comparadas aos Lanceiros Negros que no século XIX no final da Guerra dos Farrapos, foram massacrados. Do mesmo modo, as setenta famílias, homens, mulheres e crianças, foram assassinadas.

*

BALADA DE MARIELLE é um hino de louvor a Marielle, à sua personalidade que lhe facultou formar-se em Ciências Sociais e Administração Pública, apesar de ser filha da favela. E é também um hino à sua acção de educadora popular.

*

Poderia comparar estes dois poemas ao antigo “pranto”, o poema peninsular da Idade Média em que se exaltavam as qualidades de um falecido. Tradição que permaneceu na vivência popular, e que o nosso escritor José Luís Peixoto recuperou na sua obra de estreia , em 2002, “Morreste-me”, um prolongado lamento pela morte de seu pai.

*

Nestes dois poemas, Renato de Mattos Motta, corajosamente, denuncia crimes impunes. Tanto mais graves quanto foram perpetrados por acções policiais, a mando de gente poderosa.

Também em Balada de Marielle, o Poeta tem como substracto, o massacre dos Lanceiros Negros com que terminou a Guerra dos Farroupilhas.

.

Crimes que a História tende a esquecer, mas que só gente corajosa insiste em recordar. Dois poemas que recordam e mantêm viva a memória de vítimas inocentes.

Este livrinho é edição da microeditora Gente de Palavra.

*

*

20 de Outubro de 2020

© Myriam Jubilot de Carvalho

.

Meu blogue:

http://www.myriamdecarvalho.com/

ou

http://myriamdecarvalho.com/blog/

.

No meu blogue, já tinha publicado uma nota sobre Renato de Mattos Motta, em 2016:

http://myriamdecarvalho.com/blog/category/antologia/page/3/

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 29/10/2020
Reeditado em 04/05/2022
Código do texto: T7098986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.