Espírito e eu

Michel Foucault em seu livro "Filosofia": HISTÓRIA DA LOUCURA.

UM INCRIVEL LEVANTAMENTO HISTÓRICO

É assim que início minha admiração pelo livro, que trata do assunto da LOUCURA a partir do século VI no Oriente passando pela Europa nos séculos XVll e XVlll, para expor um belo trabalho, na segunda parte do livro.

Porém enquanto ser Human, penso que algo despertou em mim. Sei diante dos renomados nomes por ele citado, até pela referência que se tornou no assunto, um questionamento mesmo que simplório, poderá ser visto como uma afronta á filosofia e a psiquiatria. Assim estaria me indispondo ao grande MICHEL FOUCALT, coisa quê não gostaria de assim ser entendido.

Porém está causa humana é muito intrigante, mesmo para mim leigo. Leio dele Michel Foucault, as profundidades expostas, por renomados nomes de várias Universidades, como também ele cita neste livro, vários e muitos, renomados nomes da filosofia.

Porém como iniciei, trato de uma duvida até aparentemente infantil. O caso humano na terra, nos traz várias complexas interpelações, tanto animal e sua evolução, tanto quanto religiosa e divina.

Sou fruto psicológico das duas fusões , uma pela razão e outra pelas imposições sociais quê nos pauta.

Em seu livro" FILOSOFIA" Michel Foucaut, após tratar legitimamente o caso dos considerados loucos, cita a importância da França, em confinar em espaços específicos os leprosos, quê logo se deu lugar do confinamento às pessoas com doenças genéricas, a serem tratadas, como também aos todos como loucos.

Deixa claro Foucault quê este ato de confinamento, foi a mola propulsora dos curiosos médicos que se arriscava em precários tratamento.

Com isso Foucault presta sua atenção, em análise do homem e seu espírito, do homem e sua alma, estes carregados de paixão ou apatia, considerado doentes, acaso no tivessem um ..." espírito temperado...".

Assim quê venho como homem, embora leigo.

Como entender o espírito, ou o quê é este espírito no homem? E também da mesma forma questiono o que seja a alma humana, ou a alma do homem?

Entendo quê pelo estudo da LOUCURA, uma preocupação em curar a alma e o espírito.

Estou com 63 anos, sem estudo, ou com estudo primário, porém encontrar a designação alma e espírito, me pareça ser conjecturas filosóficas e religiosa, para designar os ânimos e ações dos seres humanos.

Assim metrificando um personagem, "espírito", como sadio ou não, este que habita a mente e o corpo humano, assim como a alma, como um ente existente, a ser carregado pelo corpo.

Estou enquanto humano no século XXI, e encontro como uma realidade no homem carregar, trazer ou nele existir estes tidos antes " alma e espirito".

Para me explicar melhor, tentando me fazer entender, nós humanos nos divertimos ao teatro, ou assistindo às representações de artistas que com técnicas expõe humanos de almas e espírito, emprestados de uma mente que os criou ou até, representando fielmente quem foi ou é seus personagens.

Assim pensando, como o dono do meu próprio circo, não encontro diria, em minha alma viva, mais quê às necessidades primárias da sobrevivência e, nem em meu espírito outra coisa que não ser apenas a vontade humana apurando com suas possibilidades, às ações dá então alma, estando tudo mesclado a vida de um corpo quê tem seu ciclo.

Bom vou concluir assim está etapa, até terminar o livro FILOSOFIA MICHEL FOUCAULT HISTÓRIA DA LOUCURA, pois escrendo assim por etapas, posso passar entender este raciocínio milenar, diferente dos meus pensamentos atuais.

Kiko Pardini

ll

Espírito

O quê talvez me inclua, para filósofos, psicológo, psiquiatra como eu sendo um anormal, seja o fato de que eu, não entenda de fato o "espirito".

Para mim leigo em todas estas disciplinas entendo elas terem sido cunhadas pelas religiões, assim apossaram destes conhecimentos para fundamentar suas ciências.

Exemplo muito claro, está quanto ao estudo cientifico em compêndios e teses, que definem os estudos do "Espírito".

Entendo quê toda religião, destes às milenares, cita o "Espirito", principalmente às grandes religiões, tanto Ocidentais, quanto Orientais, estás quê razão sobre as influências dos Patriarcas e Profetas, das quais são signatários.

A bíblia inicia está prática pra mim, quando cita em seu "primeiro livro, quê a terra era sem forma e vazia e, o espírito de (Deus), pairava sobre ela". Talvez tenha sido este fato registrado por Moisés, quê pautou o significado de espírito fora de um corpo, com o propósito de evolução deste corpo (matéria), quê segundo a bíblia, depois foi criado em 6 dias.

Ora, para mim incrédulo e analfabeto, entendo este apossar desta palavra e seu significado, pelos filósofos, psiquiatras, psicológo, etc coloca a nós uma divisão desnecessária do homem e seus pensamentos, ou do homem e de suas vontades, como se um ser ou entidade diferentes a nós, em suas estruturas e existência, poderia estar comandando-nos ou como um ser real e distinto nos influenciando para o bem ou nos abandonando acaso queira para outros espíritos. Assim sendo nos julgando passíveis de nunca nós sermos nós mesmos, em nossas vontades e ações.

Claro quê respeito leigo e interpreto o que leio de filósofos psiquiatras, psicológo...etc, porém interpreto nestes casos de forma pessoal o quê for exposto, não com intenção de criticar, más no forma propósito de aprender um pouco destas magistrais disciplinas.

Kiko Pardini