Obra - Sêneca - Cartas a um Estoico - Volume I

" qual homem você pode me mostrar que coloca algum valor em seu tempo, que dá o devido valor a cada dia, que entende que está morrendo diariamente? Poies estamos equivocados quando pensamos que a morte é coisa do futuro; a maior parte da morte já passou. Quaisquer anos atrás de nós já estão nas mãos da morte."

" é sinal de gula brincar com muitos pratos, pois quando são múltiplos e variados, eles enfastiam, mas não alimentam. Então você deve sempre ler autores de qualidade; e quando você anseia por uma mudança, retroceda àqueles que você leu antes."


"Nenhum homem pode ter uma vida pacífica quando pensa demais em alongá-la."

" torne a vida como um todo agradável para si mesmo, banindo dela todas as preocupações. Nenhuma coisa boa torna seu possuidor feliz, a menos que sua mente esteja harmonizada com a possibilidade da perda."

" é senhor de sua vida aquele que a despreza(desprezar a morte)"

" o que é suficiente está pronto e ao alcance das nossas mãos. Aquele que fez um justo pacto com a pobreza é rico."

"Internamente, devemos ser diferentes em todos os aspectos, mas nosso exterior deve estr em conformidade com a sociedade. (...) a primeira coisa que a filosofia se compromete a dar é o senso comum, a humanidade, o companherismo entre todos os homens, em outras palavras, simpatia e sociabilidade."

"Naturalmente, porém, a voz viva e a intimidade de uma vida comum ajudarão você mais do que a palavra escrita. VocÊ deve ir para o cenário da ação, primeiro, porque os homens colocam mais fé em seus olhos do que seus ouvidos e segundo, porque o caminho é longo se alguém segue conselhos, mas curto e útil, se segue exemplos. (...) os discípulos tiraram mais proveito do caráter do que das palavras de Socrates. Não era a sala de aula de Epicuro, mas viver juntos sob o mesmo teto, que fez grandes homens os seus discipulos."
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 01/08/2021
Reeditado em 05/08/2021
Código do texto: T7311809
Classificação de conteúdo: seguro