CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA POÉTICA DE GUSTAVO VALÉRIO

Tecer comentário sobre a capacidade, poética, do cidadão Gustavo Valério, chega a ser prazeroso; considerando o seu conhecimento sobre Poesia, demonstrado, sobejamente, enquanto fez parte do grupo de Poetas que, no início deste ano, fundou o Fórum do Soneto.

O Vate, em alusão, dissertou com maestria sobre os fundamentos da versificação discorrendo, com alto conhecimento, acerca dos conceitos de renomados tratadistas a respeito de rimas, formas, ritmo e metrificação, a exemplo de Manuel Bandeira, Olavo Bilac, Amorim de Carvalho, Antônio Feliciano de Castilho... Havendo Gustavo optado por seguir as diretrizes deste último, razão pela qual tem norteado seu trabalho poético enfatizando o valor dado à sonoridade das rimas, em detrimento da grafia, posto que, segundo Castilho, corroborado por Gustavo, o Poeta deve ter, acima de tudo, um bom ouvido... E esta particularidade é inerente ao Bardo Gustavo Valério, o qual consegue identificar os sons que atormentam muitos Vates, da atualidade, quando têm que se valer de metaplasmos, por exigências da métrica ou para conferir melhor sonoridade ao verso. Esses atributos fazem do referido Bardo um genial compositor de versos, uma vez que, também, circulou pelos meios musicais aonde construiu sua base nos pés, oriundos da música e Poesia gregas.

Alicerçando as informações, ora prestadas, o site do Recanto das Letras dispõe de uma fértil gama de belas composições poéticas abordando temas variados, às vezes, salpicados de lirismo, de hediondo, e aspectos sociais.

Convém frisar que o Vate, em pauta, é, atualmente, um dos componentes da Escola Revivalista, da qual faço parte, e ainda da Lira dos Poetas que está prestes a lançar uma Antologia elencada por vários Poetas, entre os quais estou incluído, sendo que cada um dos membros participa com cinco Sonetos, inéditos.

Reportando-me ao presente livro, aguardo a publicação, ainda este mês, convicto de que a obra estará à altura de todos os Poetas, e leitores da boa Poesia.

Engº Agrº José Rodrigues Filho

Escritor e Poeta

Obs:. Livro publicado em junho de 2021 com título: Delírios Circulares.

José Rodrigues Filho
Enviado por José Rodrigues Filho em 14/08/2021
Reeditado em 16/08/2021
Código do texto: T7320625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.