AS DIMENSÕES DA LEITURA

A leitura: Leitura ativa .................................................................... Página 26 - 28


5) MC, me responda por favor! A natureza da leitura é passiva ou ativa?
Resp.: Gostei da pergunta caro leitor. Toda leitura consiste em uma atividade, vocês não conseguiriam ler com os olhos paralizados e a mente adormecida, então a leitura tem de ser ativa.
(Página 26, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

6) Aham MC - agora te peguei! Concordo com o que você disse em relação a mente, mas não referente aos olhos, afinal como ficariam as pessoas cegas nesta história?
Resp.: Estimado Leitor, você já ouvio falar do sistema Braille
(*1)? Este sistema foi criado por  Louis Braille(*2), que por sinal era cego. Na falta do sentido da visão, a pessoa faz uso do sentido tátil, onde atravéz de simbolos padronizados, expressos em relevos, permite que a leitura seja feita com o toque dos dedos. Queres mais atividade que isto na leitura? 


7) Ok! Ok! Você venceu! Mas de forma resumida, o que consiste a leitura ativa?
Resp.: Trata-se de uma atividade complexa, assim como a escrita, e consiste em vários atos individuais. Quanto melhor uma pessoa conseguir desempenhá-los, tanto mais estará habilitada a ler. 
(Página 28, 3º Parágrafo, Linhas 5 - 9)

8) A leitura é considerada um tipo de comunicação? Qual tipo?
Resp.: Sim, é claro! A leitura e a audição são consideradas comunicações receptoras. 
(Página 27, 1º Parágrafo, Linhas 5 - 6)

9) Se é assim, então a escrita é considerada transmissora! Certo?
Resp.: Muito bem leitor, é isso mesmo! A escrita e a fala são consideradas comunicações transmissoras. 
(Página 27, 1º Parágrafo, Linhas 6 - 7)

10) E quanto ao objeto da escrita e da leitura, é passivo ou ativo?
Resp.:  O objeto da escrita e da leitura é passivo comum às duas atividades, já que são elas que iniciam e terminam o processo. 
(Página 27, 2º Parágrafo, Linhas 9 - 11)

11) MC como podemos definir ou conceituar a arte de ler?
Resp.: Para facilitar o entedimento, farei uma analogia com o jogo de beisebol. A arte de apanhar uma bola neste jogo é a técnica de apanhar qualquer tipo de arremesso, ou seja, bolas rápidas, bolas curvas, bolas lentas, bolas com efeito etc. Similarmente, a arte de ler é a técnica de apanhar qualquer tipo de comunicação. 
(Página 27, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

12) Como se dá uma comunicação eficaz?
Resp.: A comunicação eficaz ocorre quando aquilo que o escritor quer que seja recebido, de fato o seja pelo leitor. A técnica do escritor e a técnica do leitor convergem para um objetivo comum. 
(Página 27, 4º Parágrafo, Linhas 4 - 6)

13) MC, e quanto aos seus pais? Os escritores (escritoras), eles podem ser classificados?
Resp.: Sem dúvidas. Eles são classificados entre aqueles que têm excelente domínio sobre o que fazem, ou seja, sabem exatamente o que querem transmitir e o fazem com precisão, e aqueles tipo "selvagens", que não possuem domínio do que fazem. 
(Página 28, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 5)


RESUMO

Nesta parte, o livro nos informou que a leitura é uma forma de comunicação receptora,  de natureza ativa, pois provoca estímulos no sentido da visão (ou no sentido tátil) e atividades cerebrais. Estes atos individuais quanto melhor forem desempenhados mais ativa será a leitura. A leitura eficaz ocorre quando o transmissor (Escritor) consegue transmitir o que deseja ao receptor (Leitor), mas para que isso ocorra, é pré-requisito que o escritor tenha domínio sobre o que faz e seja preciso na forma de se expressar através da escrita, e o leitor por sua vez, faça uso de todas as técnicas necessárias para o entendimento do texto. 


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
(*1) Sistema Braille
(*2) Louis Braille


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 08/09/2021
Reeditado em 01/11/2021
Código do texto: T7338019
Classificação de conteúdo: seguro