Marie Kondo - A mágica da arrumação.

O segredo para a organização eficiente é imutável: descartar itens desnecessários e decidir onde guardar o que sobra. A maioria de nós não consegue jogar fora nem colocar de volta no lugar.

Assim que tiver colocado a casa em ordem, a organização se resumirá à simples tarefa de devolver as coisas aos seus lugares.
Quando tiver estipulado um "lar" para cada coisa e arrumado cada coisa em seu lugar terá alcançado a linha de chegada.

Escolha um lugar para cada coisa. A importância de designar lugares específicos para guardar os objetos é que haverá locais determinados para acomodar todas as coisas. A existência de um objeto sem lugar definido multiplica as chances do retorno à bagunça. Defina um lugar específico para cada coisa uma única vez e coloque-a em seu devido lugar assim que terminar de usá-la.

Guarde todos os objetos do mesmo tipo no mesmo lugar e não espalhe suas coisas pela casa. A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas em seus devidos lugares, portanto a organização deve simplificar o ato de guardá-las e não de pegá-los.

Ao olhar em volta, ver apenas objetos de que realmente gosta, de forma que tudo que há dentro da casa seja especial para você e fala diretamente com o seu coração.

O processo consiste em apenas duas tarefas: descartar e guardar. O descarte sempre deve vir primeiro.

Comece por categoria e não por ambiente. Faça tudo de uma vez, o mais rápido possível, pois só assim terá o impacto mental necessário para mudar a sua vida. Comece por categoria(roupa, depois livros...) e pelo descarte. Só comece a guardar quando já tiver descartado tudo daquela categoria. Se puder, faça o descarte de todas as categorias para só depois começar a guardar o que sobrou.

Devemos escolher as coisas que queremos guardar e não aquelas de que queremos nos livrar.

Não se concentre naquilo que você não quer, mas aprecie as coisas de que gosta.
O ponto mais importante, porém, é decidir o que manter, e não o que descartar.

A melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes. Imagine num ambiente que só contenha coisas que lhe dão alegria. Não é esse o estilo de vida dos seus sonhos?

Nem pense em guardar as coisas antes de jogar fora tudo o que é desnecessário.

FAÇA DA ORGANIZAÇÃO UM ACONTECIMENTO ESPECIAL

A melhor hora de começar é pela manhã. Durante a organização entre em comunhão silenciosa consigo mesmo. O trabalho de avaliar com cuidado cada objeto que possui para ver se te traz alegria é como ter um autodiálogo por intermédio dos seus pertences. Por isso, é essencial estar num ambiente silencioso quando for avaliar suas coisas.

O processo de verificar como você se sente a respeito das coisas que possui, identificando aquelas que cumpriram sua função, expressando sua gratidão e se despedindo delas é, na verdade, uma forma de se conhecer melhor, um rito de passagem para uma nova vida.

O critério de julgamento é sua intuição, portanto não há necessidade de teorias complexas ou dados numéricos.

Quando estivermos apegados devemos nos perguntar: Estou tendo dificuldade em me livrar disto por apego ao passado ou por temer o futuro? A decisão sobre que objetos você quer manter é, na realidade, uma definição sobre que tipo de vida deseja vive.
A melhor maneira de descobrir o que queremos de verdade é nos livrando daquilo que não queremos.

Quando seguramos uma peça e a dobramos com cuidado, acredito que lhe transmitimos energia. Em japonês, "curar" é "colocar as mãos"
É o ato de analisar peça a peça que muda nossa mentalidade.

O ato de dobrar significa bem mais do que simplesmente deixar as roupas compactas para facilitar o armazenamento. É um gesto de cuidado, uma expressão de amor e gratidão pela maneira como elas protegem nosso corpo.

Valorize o que voce tem, ou seja, aquilo que você decidiu manter por que te traz alegria. Depois te tirar sua roupa, diga: agradeço por ter me aquecido o dia inteiro. Agradeço por terem me embelezado.

Cuidar das nossas coisas com carinho e se questionar se a maneira como eu as organizo está deixando-as felizes. Afinal, arrumar é a arte sagrada de escolher um lar para os meus pertences.




COLOQUE A CASA EM ORDEM E DESCUBRA O CHAMADO DA SUA ALMA.
Colocar a casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz.

Colocar a casa em ordem é uma excelente forma de descobrir quais são nossas paixões.

A experiencia de organizar o lar resulta num maior envolvimento com sua vocação, com sua casa e com sua família. A consciencia daquilo que amam aumenta, o que resulta numa vida muito mais estimulante.

Acredito que a melhor ferramenta de autoconhecimento é a organização de nossas coisas. Afinal, nossos pertences descrevem com precisão o histórico das decisões que tomamos na vida.

A organização transforma radicalmente a vida - isto é 100% valido para qualquer pessoa. Um dos efeitos magicos da organização é a segurança que adquirimos em relação à nossa capacidade de decisão.
Temos que descobrir quanta força podemos receber do ambiente em que vivemos.

Você cumprimenta sua casa quando chega? Cumprimente sua casa sempre que entrar nela. "agradeço por me dar abrigo". Estabeleça um diálogo com ela durante a organização. Sinto como se a casa me dissesse como ela deseja ser organizada. Estar bem-arrumada é meu jeito de demonstrar respeito pela casa e por seu conteúdo. Organizar a casa é sua oportunidade de expressar gratidão por ela e por tudo o que ela faz por você.

Organizar a casa dá senso de contentamento, diminuindo desperdícios e excessos, causando um efeito desintoxicante, inclusive com relatos de emagrecimento do corpo e pele mais macia. Não é maravilhoso que a organização possa aumentar sua beleza e contribuir para que tenha um corpo mais saudável e elegante?

Organizar, em essência, deveria ter como objetivo restaurar o equilíbrio entre as pessoas, seus pertences e a casa onde moram.

Acredito que a organização é uma celebração, uma despedida especial das coisas que deixarão o loca - portanto, tenho que estar vestido à altura da ocasião.

A organização aumenta a sorte.

Colocar a casa em ordem ajudará você a encontrar a missão que realmente toca seu coração.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/09/2021
Reeditado em 25/09/2021
Código do texto: T7350250
Classificação de conteúdo: seguro