AS DIMENSÕES DA LEITURA
Os níveis de leitura
Parte 3 de 4 ...................................................................................... Página 39 - 40

 
49) OK! Primeiro e Segundo Níveis de Leitura consegui compreender, embora tenha de estudar mais à respeito. Podemos ir para o Terceito Nível?
Resp.: Iremos estudar os níveis de leitura de forma aprofundada mais adiante, minha intenção agora é que você leitor, mesmo que de forma superficial, conheça cada um destes níveis, então vamos ao Terceiro Nível de Leitura,  que é a Leitura Analítica
(Página 39, 7º Parágrafo, Linha 1)

50) MC, ao meu ver, o nome deste nível de leitura é bem sugestivo, ou seja, é o tipo de leitura que necessita maior atenção do leitor. Estou certo?
Resp.: Certíssimo! E digo mais, é uma leitura sistemática que dependendo da complexidade e dificuldade do texto, poderá exigir um esforço maior ou menor do leitor. 
(Página 39, 7º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

51) A leitura análitica possui um tempo definido para ser feita?
Resp.: Não! Justamente por ser tratar da mais completa e melhor leitura possível, o tempo para realização da mesma é ilimitado. 
(Página 39, 8º Parágrafo, Linhas 1 - 5)

52) Você poderia nos dar um exemplo de leitura anallítica, MC?
Resp.: O melhor exemplo que me surge no momento é o que estamos fazendo aqui, você me pergunta eu lhe respondo. 
(Página 40, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

53) Uau! Quer dizer que neste tempo todo estive fazendo uma leitura analítica?
Resp.: Sem dúvidas querido leitor! Veja só, com este, já são cinquenta e três questionamentos.

54) MC, vou te interromper mais uma vez. Então, significa que praticamos a leitura ativa?
Resp.: Significa mais do que isso! Significa que conforme vamos avançando mais eu pertenço à você, metaforicamente falando. Francis Bacon
(*1) dizia que - "alguns livros devem ser  degustados, outros devem ser engolidos, enquanto alguns poucos devem ser mastigados e digeridos". Isso é leitura analítica - mastigar e digerir o livro. Mas é somente mais uma metáfora leitor, por favor não me coma! (Página 40, 1º Parágrafo, Linhas 6 - 9)

55) Então eu posso fazer uma leitura analítica em tudo o que leio?
Resp.: Poder você pode, porém não é este o objetivo da leitura analítica. Ela deve ser utilizada exclusivamente quando o leitor busca entender o livro. Se o objetivo é apenas a informação ou o entretimento, não há razão alguma para a leitura analítica. Lembre-se, você sempre deve utilizar este nível de leitura quando desejar elevar sua mente de um estado de entendimento inferior à um estado de entendimento superior. 
(Página 40, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 5)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
(*1) Francis Bacon


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 03/10/2021
Reeditado em 01/11/2021
Código do texto: T7355730
Classificação de conteúdo: seguro