Filme Divã

Começo com um texto que deve ter mais de 10 anos. O facebook me mostrou essa lembrança ontem e eu gostei.

Domingo assisti ao filme “Divã” escrito por Martha Medeiros e que foi protagonizado pela atriz Lília Cabral. Como a maioria das pessoas já sabe, eu não gosto de ver filmes, mas estava naquela situação: feriadão de carnaval, nada para fazer em casa, tédio, rs ... me dirigi a locadora e aluguei dois filmes. Gostei mais de “Divã’. O filme conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos, que resolve procurar um analista e a partir daí a história se desenrola. Não sou boa crítica, mas dou destaque também para a atuação da atriz Alexandra Richter, como Mônica, amiga de Mercedes e para a cena que ela fuma um baseado no carro com o personagem de Reinaldo Gianecchini. Simplesmente hilário!

Mas, não era exatamente disso que eu ia falar, mas peguei o embalo, rs ... em uma cena do filme, após encontrar o ex-marido no super mercado, Mercedes conversa sobre o fim do casamento com sua amiga Mônica. Não lembro exatamente as palavras, mas ela falou algo mais ou menos assim: “se fim fosse bom, não seria fim”. Fiquei pensando: “mas será mesmo que todo fim é ruim?”

Continuo pensando ... eu não concordei com o que a Mercedes disse não. O fim muitas vezes é visto como algo ruim, negativo, mas acredito eu, que nem todo fim é tão ruim assim. Às vezes você pode estar envolvido em uma determinada situação complicada e consegue se livrar dela, é um fim de uma situação e nesse caso, é bom. Nem todo fim é ruim, às vezes, o fim, pode também significar recomeço.

Quando um casal resolve se separar, eles sofrem, e geralmente uma parte sofre mais que a outra. Sofrem, mas superam e isso passa e depois dessa superação, ambos estão prontos para um recomeço de vida. Viver novas experiências, buscas novas pessoas, enfim... é um fim, que acaba desencadeando um recomeço, e como diz uma música da Daniela Mercury “um recomeço é uma forma de se encontrar”.

Às pessoas veem o fim de uma situação, como se estivem perdendo algo, com sensação se sofrimento. Quando você termina o Ensino Fundamental, você sofre por se separar dos seus colegas de anos, mas esquece que você está se separando apenas dentro de uma sala de aula, que pode vê-los em outras ocasiões. Você está apenas no fim de uma etapa de sua vida e o início de outra, assim como será, quando você sair do Ensino Médio e ir para uma faculdade ou ir trabalhar.

É o fim de uma etapa chegando e outra iniciando, podendo trazer coisas novas e boas! O fim do ano significa o início de um novo ano e de novas possibilidades. O fim de um relacionamento que não ia mais bem significa libertação.

É importante não ter medo do fim, não vê-lo somente como algo ruim. Creio eu, que um dos piores fins, é quando alguém que você gosta muito para de falar com você e sem motivo aparente, como já ocorreu comigo. Nós sofremos, mas chegamos a conclusão que é melhor mostrar logo as garras e deu, do que ficar anos dando moral para quem não merece. Foi um fim, que até hoje não entendi porquê.

A nossa vida é feita de começos, fins e recomeços. Pessoas entram e saem das nossas vidas, poucas ficam, mas as que ficam valem muito a pena. Toda a hora, começamos uma fase e terminamos outra. Inicia-se um ano e 12 meses depois ... acaba e daí começa tudo de novo! Termina a primavera, começa o verão ... termina o verão, começa o outono e por aí vai.

O mês começa no 1 e no dia 30 acaba ... e no dia seguinte, começa um novo mês. Quando o relógio bate a meia-noite um dia acaba e outro começa. Terminamos e recomeçamos, diariamente, e nem nos damos conta. Por que então ver o fim só como um vilão se ele faz parte do nosso dia a dia e cada dia que chega, traz novas possibilidades?

Um novo dia, um novo mês, um novo ano. Novas esperanças e possibilidades. Um novo emprego, um novo curso, um novo amor, uma nova oportunidade: tudo isso só é possível, quando antes, algo chega ao fim.

O pianista e agora maestro João Carlos Martins perdeu o movimento das mãos. O fim da carreira como pianista foi o início da carreira como maestro. Ele tem uma das mais belas histórias de superação que já vi, pois, ele teve vários fins na sua vida, mas de todos eles, soube recomeçar do zero e voltar ainda melhor.

(E o texto acaba assim, do nada. Como do nada veio, do nada se foi). Incrivelmente, é um texto sem final definido, rs

Aline Rocha R
Enviado por Aline Rocha R em 07/10/2021
Reeditado em 07/10/2021
Código do texto: T7358164
Classificação de conteúdo: seguro