TEX-KORTANN (teia do filme)

Este breve texto é para quem NÃO acredita.

Quem acredita também pode ler.

É apenas um recorte.

E ... também é curto.

É sobre o personagem Homem-Aranha (da MARVEL).

O jovem super-herói ensina lições:

.......................

1- Não querer a destruição total do vilão.

2- Tentar criar uma teia de fatos para convencer o vilão de que o crime não faz sentido.

3- Está implícito o amor familiar.

4- Está implícito o amor dos grandes romances.

5- Está implícito e explícito que grandes poderes trarão grandes responsabilidades.

6- No filme mais recente está implícito o ensinamento de que um amigo não deve querer ser melhor do que o outro, principalmente se as habilidades são parecidas.

7- Está implícito e explícito que podemos tentar evitar que o amigo siga um caminho de vingança ( — “A gente é assim!” — ).

8- Está implícito o incentivo para o jovem continuar seguindo os estudos.

9- Está implícito o incentivo à busca pela explicação sob a abordagem da psicologia que motiva à busca de respostas, sem conclusões precipitadas.

10- Está implícito que até mesmo aquilo que parece ser magia pode ter um fundamento próximo ao científico.

11- Está implícito e explícito que uma defesa antecipada pode evitar que a melhor defesa esteja no ataque — sem tiros, sem armas letais.

12- Está implícito e explícito que a maldade pode ser abordada como um tipo de doença.

13- Está implícito e explícito o respeito aos mais velhos.

14- Está implícito e explícito que até mesmo um bicho que no imaginário é sempre peçonhento... pode não ser tão peçonhento quanto o ódio e o desejo de vingança.

......

Mas, conforme dito no começo, este não é um texto para os que acreditam.

Porque os que não acreditam podem até se deixarem convencer.

Já os que acreditam, esses não precisam de motivos para se “desconvencer”.

O desconforto está em não se ter a liberdade de acreditar ou desacreditar.

::::::::::::::

Da série: “Cara! Aracnídeo?”