Um curso em milagres - Cap 10 - Os ídolos da Doença

 

A doença é apenas outro nome para o pecado.
A cura é apenas outro nome para Deus.
O milagre é, portanto, um chamado a Ele

 

 

Oração:

"a doença é uma defesa(escolha) contra a verdade. Aceitarei a verdade do que sou, e hoje deixarei minha mente ser totalmente curada."

Me parece que o reconhecimento da Verdade do que sou impede a manifestação de doenças.

 

 

Oração

"esqueci-me o que realmente sou, pois confundi o meu corpo comigo mesmo. A doença é uma defesa contra a verdade. Mas eu não sou um corpo. E a minha mente não pode atacar. Portanto, não posso estar doente."

  Me parece que a doença só encontra morada se me identifico com o corpo.

 

 

Oração

"Quando sou curado, não sou curado sozinho. E quero compartilhar minha cura com o mundo para que a doença possa ser banida da mente do Filho de Deus, Que é o meu único Ser. Quero abençoar meus irmão pois quero ser curado com eles assim como são curados comigo."

 

 

 

 

Os conflitos existirão

"enquanto acreditares que qualquer coisa que esteja te acontecendo é causada por fatores externos a ti".

Me parece que a doença so existe enquanto achamos que a causa dela está fora da mente.

 

 

"Deus nada criou além de ti e nada além de ti existe, pois tu és parte Dele."

"Nada além de ti mesmo pode fazer com que tenhas medo ou sintas amor porque não há nada além de ti."

"tu estás amedrontado porque esqueceste e substituíste a verdade por um sonho."

" a tua mente é santa ... e nada além da tua mente pode atingir-te porque já que és em Deus, tu abrange todas as coisas."

 

"oferece ao Espírito Santo apenas a tua disponibilidade para lembrar(de quem és)"

 

Espírito Santo.

Me ajuda a lembrar.

Me tira do sonho

que quer separar.

 

Espírito Santo

Me faça lembrar

Me tira do medo

e me ensina a amar.

 

Sou uno com o Pai

Sou uno contigo

Espirito Santo

Tu és meu amigo

 

Desisto de tudo

Não quero adiar

Espirito Santo

me faça lembrar

 

restaura minha mente

com o que já está lá.

me leva de volta

me faz acordar.

 

Humildemente te peço...

 

"os ídolos(deus da doença) não são nada, mas os idólatras(nós) são os Filhos de Deus que estão doentes. Deus os quer (nós)liberados das suas doenças e de volta à Sua mente."

 

Penso que Um Filho de Deus doente tem que ser um idolotra da doença. 

 

"acreditar que um Filho de Deus está doente é idolatrar o mesmo ídolo(doença) que ele(seu irmão) idolatra."

 

Penso que se me acredito doente, ou acredito ver um irmao doente, então sou um adorador da doença.

 

"Deus criou o amor, não a idolatria."

"a doença é idolatria, porque é a crença em que o poder pode ser tirado de ti. No entanto, isso é impossível, porque tu és parte de Deus, que é todo o poder. Um deus doente não pode deixar de ser um ídolo, feito à imagem do que o seu autor pensa que ele é."

 

"O ego vê o Filho de Deus assim: um deus doente, autocriado, muito perverso e muito vulnerável. É essa a imagem que queres salvar com a tua vigilância? Estás realmente com medo de perder isso?"

 

"Cura teus irmãos simplesmente aceitando Deus por eles. As vossas mentes não são separadas e Deus tem apenas um canal para a cura, porque Ele tem apenas um Filho(toda a humanidade)."

 

Penso que se eu aceitar Deus, então estou curado

 

" a tua aceitação do Deus neles(nossos irmãos) reconhece o Amor de Deus que eles esqueceram. O teu reconhecimento deles como parte de Deus lembra-lhes a verdade a respeito de si próprio, que eles estão negando."

 

" Estar ciente da unidade é a cura, porque a consciência de que ninguém está separada(um do outro, nem de Deus) redunda que ninguém está doente. Acreditar que um filho de Deus pode estar doente é acreditar que parte de Deus pode sofrer. O amor não pode sofrer porque não pode atacar."

 

"a lembrança do amor traz consigo a invulnerabilidade."

 

Quando lembro do amor

Invulnerável, sou.

A doença morre de fome

quando conheço meu valor.

A doença é incompatível com aquele que Eu Sou.

 

"Quando tu não te dás valor, ficas doente, mas a minha(espirito Santo - eu superior) valorização de ti pode curar-te porque o valor do Filho de Deus é um só."

"Eu(espirito santo) posso curar-te porque eu te conheço. Eu conheço o teu valor por ti. Eu vou curar-te porque tenho apenas uma mensagem e ela é verdadeira."

 

Tu és um com o Pai, que é invulnerável no amor.

 

"Quando um irmão está doente, é porque ele não está pedindo paz e, portanto, não sabe que a tem. A aceitação da paz é a negação da ilusão, e a doença é uma ilusão."

"tens medo de algo que não existe. Nesta conscientização, és curado."

"o deus da doença não é eterno e será desfeito para ti no instante em que deres significação à tua disposição de aceitar só o que é eterno."

" o Deus da doença e outros deuses(falsos) só existem porque tu os honra. Coloca a honra no seu devido lugar e a paz será tua, pois ela é tua herança do Pai real."

"O medo desses falsos deuses também não lhes é devido, pois o nada não pode ser amedrontador."

 

" Podes desistir do deus da doença por teus irmãos, de fato, terias que faze-lo se desistisses dele para ti mesmo. Pois se vês o deus da doença em qualquer lugar, tu o aceitaste. E se o aceitas, irás curvar-te e o idolatrarás, pois ele foi feito em substituição a Deus."

" a doença e a perfeição(que tu és) são irreconciliáveis."

"se o ataca(deus da doença), tu farás com que ele seja real para ti. Mas se te recusares a adorá-lo, qualquer que seja a forma na qual ele possa te aparecer e qualquer que seja o lugar onde pensas que o vês, ele desaparecerá no nada do qual foi feito."

"tu deste a tua paz aos deuses que fizeste, mas eles não existem para tirá-la de ti e não podes dá-la eles."

"quando tiveres experimentado a proteção de Deus, fazer ídolos virá a ser inconcebível."

"Pelo fato do trabalhador de milagres ter ouvido a Voz de Deus, ele A reforça em um irmão doente enfraquecendo a sua crença na doença, que ele não compartilha."

 

" Os rituais do deus da doença são estranhos e muito exigentes. A alegria não é permitida nunca, pois a depressão é o sinal da aliança com ele. A depressão significa que renegaste a Deus."

" É a negação da centelha que traz depressão, porque sempre que vês os teus irmão sem a centelha, estás negando a Deus e a si mesmo."

 

" Filho de Deus, tu não pecaste, mas tens estado muito equivocado. No entanto, isso pode ser corrigido."

"não procures a cura no deus da doença, mas só no Deus do amor, pois a cura é reconhece-Lo."

"tu não te dás conta do quanto tens negado a ti mesmo e do quanto Deus, em seu amor, queria que não fosse assim."

"Se aceitares a ti mesmo tal como Deus te criou, serás incapaz de sofrer."

" Deus te deu os meios para desfazer o que tu fizeste. Escuta(o espirito santo) e aprenderás como lembrar o que tu és."

 

 

Está doente porque não lembras da tua herança.

Está doente porque não lembras de quem tu és.

A minha paz, O meu poder são tuas pujanças

Esqueça o medo, só tenha amor, só tenha fé.

 

Esqueceste o teu valor.

Esqueceste a Unidade.

Tens andado separado.

Combatendo a verdade

 

mas agora tudo vai voltar

 

Mas enquanto não lembras, peça e eu lhe curarei.

Serei capaz porque eu conheço o teu valor por ti.

Serei capaz porque eu lembro de quem tu és.

Serei capaz porque pedistes e assim te dou a paz que é tua herança.

Porque conheço teu poder.

Porque me lembro de você.

Porque conheço a Verdade sobre ti.

Eu vos curarei.

 

 

 

 

Lição 136 - " A doença é uma defesa contra a verdade."

"quem se defenderia, a menos que pensasse que foi atacado..."

" o propósito da defesa é distorcer a realidade ... e impedir que a verdade seja integra"

 

" a doença não é um acidente."

" a doença é uma decisão. Não é uma coisa que te acontece, que absolutamente não buscaste, que fez com que fiques fraco e te traz sofrimento"

" a doença é uma defesa(escolha)voluntária e consciente" "só parecem ser inconscientes por causa da rapidez com que escolhes usá-las." " depois o teu plano requer que esqueças que foste tu que o fizeste, de modo que ele pareça estar fora da tua própria intenção."

"A doença é uma escolha que fazes, um plano que traças quando por um instante a verdade surge na tua mente iludida e todo o teu mundo parece vacilar e se preparar para cair. Agora estás doente, para que a verdade possa ir embora e parar de ameaçar aquilo que estabeleceste."

 

que verdade,, que luz é essa que surgiu e te fez sentir ameaçado aponto de voce criar uma doença para esconder e fugir dessa verdade?

a doença faz voce se identificar com o corpo mortal, vulnerável e efemero e te faz se ver separado, pois não se ve mais como espirito sagrado. Além disso ela te afasta. Te isola do mundo. Por que queres ter um respaldo de coitado para estar separado? a unidade te parece ameaçadora? o que pensa que vai perde com a unidade? o que pensa que irá ganhar com o isolamento, com a separatividade? qual é a vantagem de se ver como um corpo separado e culpavel, do que se ver como espirito uno, inculpavel e invulnerável?

 

"A doença (tenta)provar que o corpo não é separado de ti e assim tens que estar separado da verdade. Sofres dor porque o corpo sofre e nessa dor te fazes um com o corpo. Assim, a ideia de que voce é só um corpo é preservada e o estranho pensamento de que possas ser algo além desse pequeno monte de pó é silenciado."

 

" nosso objetivo e pedir à verdade que venha e nos liberte." " conheça a verdade e a verdade vos libertará."

 

 

" a proteção necessita ser preservada por uma vigilancia cuidadosa. Se deixares a tua mente nutrir pensamentos de ataque, ceder ao julgamento ou fazer planos contra as incertezas por vir, mais uma vez terás posto a ti mesmo no lugar errado e feito uma identidade corporal que atacará o corpo, pois a mente está doente.

 

 

Lição 137 - "Quando sou curado, não sou curado sozinho."

 

"A doença é isolamento. Parece manter um ser à parte de todos os demais para sofrer o que os outros não sentem. Dá ao corpo o poder final para fazer com que a separação seja real e manter a mente em uma prisão solitária, dividida ao meio e mantida em pedaços por uma sólida parede de carne doente que ela não pode superar."

 

" a cura é a própria decisão de ser uno novamente."

" a cura é realizado quando a pessoa vê que o corpo não tem poder de atacar a Unicidade universal do Filho de Deus."

" a doença quer provar que as mentiras(que voce não tem valor) tem que ser verdade. Mas a cura demonstra que a verdade é verdadeira(voce é a luz do mundo).

"Uma vez que o Filho de Deus é visto como um ser culpado, a enfermidade vem a ser inevitável. Foi pedida e será recebida. A enfermidade é a sombra da culpa feia e grotesca. A enfermidade é o resultado de uma perspectiva que ve o ser como fraco, vulnerável, mau e em perigo. A enfermidade é um equívoco e precisa ser corrigida."

 

"Se amar a si mesmo é curar a si mesmo, aqueles que estão doentes não amam a si próprios.... Se conhececem a verdade acerca de si mesmos, não poderiam estar doentes."

 

"ser curado é apenas aceitar o que sempre foi"

" a cura é um contrasonho que cancela o sonho da doença em nome da verdade."

"assim como o perdão não ve todos os pecados que nunca foram cometidos, a cura apenas remove as ilusoes que nunca ocorreram."

"Pede que o inevitável aconteça e nunca falharás. A outra escolha é apenas a de pedir ao que não pode ser para que seja."

 

" talvez nem dês conta do quanto é grande o teu oferecimento ao mundo inteiro, quando deixas a cura vir a ti. Mas nunca és curado sozinho. Legiões receberão a dádiva que recebes quando és curado."

"aqueles que são curados vêm a ser os instrumentos da cura."

 

"Lembrar-nos-emos, ao soar de cada hora, de que a nossa função é a de deixar que as nossas mentes sejam curadas para que possamos levar a cura ao mundo, trocando a maldição pela benção, a dor pela alegria e a separação pela paz de Deus."

 

Oração

"Quando sou curado, não sou curado sozinho. E quero compartilhar minha cura com o mundo para que a doença possa ser banida da mente do Filho de Deus, Que é o meu único Ser. Quero abençoar meus irmão pois quero ser curado com eles assim como são curados comigo."

 

 

 

Quem vê pecado e ataque, vê ilusões, dentre elas a doença

Tu mesmo fizeste a doença, portanto, tu mesmo pode aboli-la.

A doença vem da mentalidade que não está certa.

A doença e a separação não são de Deus.

A percepção do corpo como uma entidade separada fomenta a doença.

A doença é um testemunho falso.

a doença é o testemunho da sua culpa

A doença é a manifestação da tua crença de que tu és um corpo e que este corpo tem a função de atacar.

A doença vem da tua insistência em pedir conselho para o professor errado.

A doença é um sinal da tua mente dividida.

A doença é a expressão física do medo de despertar.

A doença é o medo de saber a vontade de Deus.

No mundo real não há nenhuma doença, porque não há separação nem divisão. Peça para aprender sobre a realidade tua e de teu irmão e nada estará além do teu poder de curar.

Percebe na doença apenas mais um pedido de amor. Qualquer que seja a doença, existe apenas um remédio. A cura é o Amor de Cristo por Seu Pai e por Si Mesmo.

Sua saúde ou doença depende inteiramente de como a mente percebe o corpo e do propósito para o qual a mente quer usá-lo. Se pensas que é o corpo e usa ele para atacar, então verá a doença se manifestar. Se pensas que tu és o Espirito pronto e Santo filho de Deus e tu percebes o corpo como um meio de comunicação com o propósito de perdoar e despertar, então não verás doença;

 

Ilusões carregam apenas culpa e sofrimento, doença e morte para os que nelas acreditam.

Toda doença vem da separação. Quando a separação é negada, ela se vai.

 

As sementes da doença vêm da crença em que existe alegria na separação e desistir
dela seria um sacrifício.

A doença é a raiva descarregada no corpo de tal modo que ele sofra dor. É o efeito óbvio
do que foi feito em segredo, de acordo com o desejo secreto de um outro de estar à parte de ti,
assim como desejas estar à parte dele.

A doença é uma exigência de que o corpo seja alguma coisa que ele não é. Como o corpo não é nada, o nada é a garantia de que ele não pode ser doente. Na tua exigência de que
ele seja mais do que isso está a idéia da doença.

Tu és como Deus te criou e assim é cada coisa viva que contemplas independentemente
das imagens que vês. O que contemplas como doença e dor, como fraqueza, sofrimento e perda, não é senão a tentação de perceber a ti mesmo como sendo indefeso e estando no inferno.
Não cedas a isso e verás toda a dor, sob qualquer forma e onde quer que ocorra, simplesmente
desaparecer como a névoa diante do sol.

Como se realiza a cura?
1. A cura envolve a compreensão do propósito da ilusão da doença. 2Sem isso, é impossível.

A cura é realizada no instante em que aquele que sofre já não vê nenhum valor na dor. 2Quem escolheria sofrer a não ser que pensasse que a dor lhe traz algo, e algo de valor? 3Ele tem de pensar que é um preço pequeno a ser pago por alguma coisa de maior valor. 4Pois a doença é uma escolha, uma decisão.

A cura ocorre necessariamente na exacta proporção em que se reconhece que a doença não tem valor. 2Basta alguém dizer: «Eu não ganho absolutamente nada com isto» e está curado. 3Mas para dizer isto, primeiro tem de reconhecer certos factos. (que a doença foi uma escolha sua) (

Caso se decida contra a recuperação, não será curado. 5Quem é o médico? 6Apenas a mente do doente. 7O resultado é
o que ele decidir. Aparentemente, agentes especiais* trabalham nele, mas não fazem senão dar forma à sua própria
escolha.
9O paciente escolhe-os por forma a realizar os seus desejos. 10Isso é o que fazem e nada mais. 11De facto, não
são absolutamente necessários.
12O paciente, sem o auxílio deles, poderia, simplesmente, levantar-se e dizer: «Não
tenho nenhuma utilidade para isto».
13Não há forma de doença que não seja curada imediatamente.
3. Qual o requisito único para esta mudança de percepção?
2Simplesmente isto: o reconhecimento de que a doença é da
mente e não tem nada a ver com o corpo.
3Qual o «preço» deste reconhecimento? 4Custa mundo que vês, pois nunca
mais o mundo vai parecer reinar sobre a mente.
5Pois, juntamente com tal reconhecimento, a responsabilidade é
colocada no seu devido lugar; não no mundo, mas na pessoa que olha para o mundo e o vê como ele não é.
6Ela olha
para o que escolhe ver.
7Nada mais, nada menos. 8O mundo não faz nada a essa pessoa. 9Ela é que imaginava que
fazia.
10Nem ela faz nada ao mundo, pois estava enganada em relação ao que o mundo é. 11Aí está a libertação de
ambas, culpa e doença, posto que são uma só.
12No entanto, para aceitar esta libertação, é preciso que a ideia da
insignificância do corpo seja aceitável.

 

A cura sempre será posta de lado, cada vez que for vista como uma ameaça. Mas, no instante em que é bem-vinda, ela lá está. Ao professor curador, não lhe cabe julgar quando a  dádiva da cura deve
ser aceite. Que guarde a certeza de que a cura foi recebida, e confie em que será aceite quando for reconhecida como uma bênção e não como uma maldição.

 

 

 

 

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/01/2022
Reeditado em 05/02/2023
Código do texto: T7437092
Classificação de conteúdo: seguro