Um jurista de séculos passados super atual!!!

Oi, gente! Tudo bem? Hoje, vamos recordar autor que viveu entre os séculos XV e XVI de necessária leitura. Estou a falar de Tomas Morus (1478-1535).

De humor ímpar, foi impecável e ético jurista inglês, além de chanceler do Reino da Inglaterra. Inquestionavelmente, intelectual brilhante ontem, hoje e sempre!!!

Decapitado por ordem de Henrique VIII por não reconhecer o rei como chefe supremo da igreja, mártir da fé católica, foi canonizado em 1935. De Morus, recomendo a leitura de obra atemporal nominada “A Utopia”. Descreve um Estado imaginário preocupado com a felicidade das pessoas, o que reflete o idealismo platônico em seu pensar. Na verdade, a obra verbaliza crítica da Inglaterra do seu tempo. “A Utopia” significa um não lugar.

Por fim, sugiro filme inspirador disponível gratuitamente no YouTube: O HOMEM QUE NÃO VENDEU SUA ALMA ("A MAN FOR ALL SEASONS") – produção de 1988 legendada em língua portuguesa. Trata-se de película de qualidade poética e artística singular.

Em pouco mais de 2h, obtém-se aula de história, filosofia, ética jurídica e processo penal. Verá também falácias e absurdos jurídicos que se repetem na história da humanidade. Tomas Morus, por ter agido segundo retas regras morais, pagou preço pessoal elevado. Em momento algum, contudo, abandonou suas convicções. É signo de integridade.

É isso aí gente! Paz e bem e abraço fraterno. Navegue no nosso canal cultural no YouTube: ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE!

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 27/05/2022
Reeditado em 27/05/2022
Código do texto: T7525215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.