BBB da discriminação

O reality show exibido pela Rede Globo está sob investigação sigilosa depois de alguns comentários de seus participantes, que de acordo com denúncias tem teor discriminatório e racista. Desde o último domingo, e até mesmo muito antes, vídeos com teores racistas e discriminatórios estão sendo divulgados nas redes sociais, exigindo até a expulsão de alguns participantes.

No último domingo, por exemplo, o participante Maycon, depois da transmissão ao vivo, afirmou que o que ele falou esta falado e que não pediria desculpa de nada e que a vontade dele é de mandar que todo mundo, aí ele diz uma palavrão. Na última festa, o próprio participante disse sentir medo dos participantes Gabi e Rodrigo, ambos negros e praticantes de religião africana. Ele disse:

— Cumprimentei (a Gabriela e o Rodrigo), conversei e, de repente, senti um arrepio. Começaram a tocar umas músicas esquisitas. Olhei para os dois, num sincronismo legal. Achei legal, juro por Deus. De repente, comecei a olhar e escutar uns negócios. “Não faça igual a eles.” Aí veio Jesus Cristo na minha mente. “Se fizer igual a eles, eles ganharão mais força”. Eu não sou doido — afirmou Maycon.

A policia disse ter recebido denuncias e que a investigação está sob sigilo para averiguar a procedência dos questionamentos. Paula, outra participante do programa, em outra fala destacada e presente nas redes sociais disse:

— Não, eu tenho medo de eu ser líder e mandar o Rodrigo para o paredão. Ele mexe com esses trecos aí. Ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum deles lá. Eu fico com medo disso tudo — afirmou Paula, que foi aconselhada por outra participante a não fazer esse tipo de comentário, mas continuou: — Eu não sou (preconceituosa), não. Nosso Deus é maior.

Para especialistas ouvidos pelo jornal O Globo, os teores dos comentários são sim racistas e discriminatórios e deve sim se dar prosseguimento a investigação, que neste caso precisaria da retirada dos participantes envolvidos no fato. A Rede Globo se posicionou, e a nota a íntegra está no final desse texto.

Todo e qualquer comentário de cunho racista, discriminatório devem ser levados em consideração. Não se trata de uma piada ou uma brincadeira, se trata de uma violência verbal, de uma ofensa.

A desconstrução de qualquer preconceito sempre tem duas saídas concomitantes: primeiro, a educação, que retira o praticante da ignorância. Segundo, a punição. A punição é outra saída, pois nem todos são adeptos da primeira opção.

Nota oficial da Rede Globo

“Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. É importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa não reflete o posicionamento da emissora.”

Lume Santos
Enviado por Lume Santos em 12/02/2019
Código do texto: T6573028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.