MODERNIDADES NAS MUSICAS E FILMES

Olha só. VHS chegou e se foi, DVD chegou e se foi, Blue-ray, mal chegou mas lá se foi, o pendrive está resistindo mas com preço inviável , o CD chegou e foi porque poucos tem um aparelho em casa.

Dias atrás fui na casa de uma senhora que me ofereceu algumas dezenas de discos de acetato, Silvio Caldas, Banda da Bahia entre outras obras, que ela guardava há anos, mesmo com a morte do marido que era seu apreciador. Eu fiquei por uns tempos com os velhos bolações de 78 rotações e não tinha sequer aparelho para executa-los. Foi quando encontre um vendedor de discos que levou todos por uma pechincha. O acetato se cair no chão quebra na hora ao contrario do vinil que não tem esse problema. Disseram que o vinil ensaia uma volta mas o entusiamo é nostálgico e dificilmente alcançará o interesse do passado, justamente pelo desinteresse pela música, mesmo com mídias mais modernas e de fácil manuseio.

Assim caem no esquecimento grandes autores, cantores, obras e mesmo na área do cinema pouca gente se interessa por filmes como em outros tempos. A modernidade está fazendo a vida cutural esvaziar seu espaço rumo ao ostracismo e a historia das artes perder ou estacionar seus capitulos.

Lido com músicas diariamente. Estive na casa de um amigo com alguns bolachões e ele queria passar para cd os discos que ele havia adquiridos de um sobrinho cujo tio havia falecido. Começamos conversar e descobri que ele tinha ainda o toca discos, e satisfaçao de ouvir musicas atraves dele. Então por minha insistência passamos a ouvir alguns discos. com 40 minutos ele desistiu e resolveu deixar tudo como estava e isso me alegrou porque iria retormar hábitos antigos que no cd ou pendrive jamais teria ânimo para lidar.

Vejam só, folhear os discos, querer ouvir um e ente eles ver algum que lhe trouxesse recordações passando a coloca-lo no toca discos e no fim sair satisfeito de instantes musicais expontâneos. em mídias atuais isso é mais difícil.

A modernidade faz com que de forma veloz passemos pelas coisas a ponto de não mais aprecia-las com o tempo mínimo necessário de prazer e satisfação. Quanto à mudança de formatos, muitos deles são de dificil manuseio e equipamentos são descartados ainda novos pela dificuldade em lidar com eles. aquelas televisões antigas era só ligar e rodar o canal sem contrlole remoto. Toca discos? coloca na tomada põe o disco e ele já roda alegrando o ambiente. e o rádio então? ligou, tai o som bacana. Tenho aqui em caso umn radio com pendrive e bluetoot, para mim já obsoleto porque não estou sabendo usar como eu quero que seria liga-lo ao PC usando suas caixinhas. Vergonhoso mas é a pura verdade. O que fiz? comprei duas coixinha simples e já estou usando, Estariamos voltando à idade da pedra?

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 13/12/2019
Reeditado em 06/04/2022
Código do texto: T6817795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.