Galáxia SPT0615-JD

Recentemente a NASA (National Aeronautics and Space Administration – ou em português Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) anunciou o registro através de seu telescópio Hubble, da galáxia chamada SPT0615-JD, com mais de 3 bilhões de massas solares e com um diâmetro de 2.500 anos-luz, distante cerca de 13 bilhões de anos-luz, e considerada até o momento a mais antiga.

Considerando que o universo tem cerca de 14 bilhões de anos, tal galáxia é um bilhão de anos mais nova. A pergunta que paira no ar: Um bilhão de anos é tempo suficiente para a formação de uma galáxia ou estrela? Pelo visto, devem existir galáxias e estrelas mais antigas que a idade estimada do universo. O certo é que a idade do universo tende a aumentar com os novos radiotelescópios mais potentes.

Os astrofísicos afirmam que no primeiro bilhão de anos o universo era opaco, com pouca luz, e que era muito turbulento, com muitas explosões de nebulosas e supernovas que deram origem a estrelas e galáxias; que muitas estrelas e galáxias ainda existem desde a sua formação; que muitas estrelas nasceram, morreram e renasceram; que o Sol é uma estrela de 3ª geração, e que a cada geração de estrelas novos elementos pesados como o ferro e o níquel são formados.

É sabido que no inicio do universo não havia átomos, mas elétrons, prótons e nêutrons. Como foram criados os elétrons, prótons e nêutrons, não sabemos. O átomo de hidrogênio foi o primeiro a ser formado e constitui atualmente 75% de toda a matéria do universo. Como foi gerado o átomo de hidrogênio, também não sabemos. O que sabemos é que com a gravidade aconteceu a fusão nuclear do hidrogênio e daí surgiram outros átomos como o hélio e o lítio.

A energia escura e matéria escura que correspondem 95,6% do universo podem explicar alguns fenômenos gravitacionais e guardam mistérios que podem revelar a origem do universo. Outro problema a ser explicado é o diâmetro do universo conhecido em torno 92 bilhões de anos-luz, sendo que a idade do universo é estimada em 14 bilhões de anos, o que significa que houve uma expansão da matéria mais rápida que a velocidade da luz, o que é impossível por ser a luz apenas radiação da matéria.

Dentre as muitas teorias sobre a origem do universo, a do Big Bang é a mais aceita por afirmar que o universo surgiu duma grande explosão ou expansão de massa e energia. Eu, particularmente, não acredito nessa teoria. Para mim, houve uma geração de energia e de massa, que com a força da gravidade houve uma fusão nuclear que ionizou o hidrogênio e gerou luz e elementos pesados. Acredito que o universo foi gerado com pequenas explosões (ou ionizações) em muitos lugares distintos antes das supernovas e nebulosas, com a energia de Deus.

A Ciência e Deus podem andar juntos por um bem comum. O Universo não se criou sozinho, assim como a vida animal e vegetal também não se criaram. Acredito que toda matéria está interligada por várias formas de energia, como a força da gravidade e a repulsão. Acredito que nada acontece por acaso, e que todo o universo está sincronizado como um relógio. Acredito que o planeta Terra foi criado por uma inteligência superior com todas as circunstâncias para suportar a vida. “No principio criou Deus os céus e a terra”. (Gênesis 1:1) “E disse Deus: Haja luz e houve luz”. (Gênesis 1:3)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 06/10/2018
Reeditado em 07/10/2018
Código do texto: T6468982
Classificação de conteúdo: seguro