DESEMPREGO RESULTADO DO AVANÇO TECNOLOGICO

O DESEMPREGO NO MUNDO ATUAL, CONFRONTO COM A TECNOLOGIA.

É obvio que sempre existiu desemprego, mas nos últimos vinte anos, estes desempregos aumentaram no mundo todo.

Todos procuram um motivo para tal, acusam a crise, acusam o modelo de capitalismo, acusam tudo e não chegam a uma conclusão lógica o porque os desempregos aumentaram nas ultimas décadas.

Acusam até a globalização, que iniciou com a descoberta da América e se intensificou nas décadas de 70/80 do século passado.

Cheguei a conclusão que o principal motivo do desemprego, e não tenho visto movimentos no sentido de corrigir o problema, é o aumento da tecnologia, pois com tecnologia, consegue se produzir mais, com menos pessoas.

No Brasil o marco da industrialização foi a década de 1960, e com isto o Brasil que era rural, começou a se transformar em Brasil Urbano, houve um êxodo em grandes proporções para a cidade, alias êxodo este que já havia começado algumas décadas antes, isto ocorreu inclusive na minha família que saíram em massa da zona rural de Bragança Pta e foram para a industrializada cidade de Jundiai.

No Brasil Rural da década de 60, a agricultura estava se especializando em tecnologia, já com o paraná usando muitos equipamentos e produzindo em escala, os Gauchos migraram para o Centro Oeste, e depois nas próximas décadas foram para o Goias, Tocantins, Oeste Baiano, Rondonia, Mato Grosso, foram para o Brasil todo, e não só os Gauchos, mas pessoas que queriam produzir com tecnologia, maquinhas, tratores, colhedeiras.

No começo desta década da industrialização, a cana, café, algodão, milho, feijão, arroz , batata, abrigava uma enorme quantidade de pessoas trabalhando no campo, na maioria braçal.

Assisti greves promovidas por sindicatos rurais para aumento de preço e qualidade de serviço no algodão, que usava muita mão de obra, e vi em questão de dias os grandes tratores chegarem para substituir a mão de obra braçal, cada maquina, substituía duzentas pessoas, e sem encargos, sem sindicatos, etc.

A cana mantinha um fluxo grande de mão de obra do nordeste, além de aproveitamento da local, e era nos últimos 50 anos mais de um milhão de trabalhadores por mais ou menos dez meses, com os Sindicatos, com a proibição paulatina das queimadas do canavial que propiciava o trabalho braçal, veio sendo substituído pelas maquinas, e esta população rural da cana foi reduzida em mais de oitenta por cento.

O mesmo com o cafezal, apesar de no sul de minas, devida aos cafezais na montanha ainda usar mão de obra local e do nordeste.

A migração rural foram para a periferia das grandes cidades, formando em muitos casos favelas e baixa qualidade de vida, que veio piorada com a lei de loteamentode 1979, que obriga a venda do lote com a infra estrutura total, o que os migrantes não podia pagar e ai nasceu as favelas .

Mas não foi só no campo que a tecnologia foi melhorada, nestas décadas citadas da industrialização as montadoras, contratava centenas de milhares de pessoas, direta e indiretamente, mas na medida em que os Sindicatos avançavam nas melhorias de condições de trabalho, estimulava o investimento em tecnologia, maquinas, robôs, etc, de forma que após quarenta anos passados, se constrói 10 vezes mais veículos com menos da metade da mão de obra.

O mesmo se deu com os serviços bancários e escritórios em geral, que o advento dos computadores, vai a cada ano extinguindo posto de trabalhos, tendo alguns bancos que tinham mais de cem mil funcionários, tendo crescidos nos últimos cinquenta anos mais de 10 vezes, e diminuído o numero de funcionário em mais da metade, o mesmo com outros tipos de escritórios.

Ainda no Brasil, este desempregos não atingiu os postos de gasolina, mas na maior parte do mundo os mesmo funcionam sem qualquer funcionário, tudo no self serve, mas não irá estar longe.

Uma das grandes atividades empregatícias era as fabricas de tecidos que também automatizadas, reduziram quase a zero os empregos, produzindo centenas de vezes mais.

Já ouvi muito falar, que com a tecnologia as atividades humanas de emprego se adaptaria, fazendo com que as pessoas se reciclassem, e alguma coisa neste sentido ocorreu sim, com melhoria na educação, e mesmo treinamento em tecnologia, ocorre que a tecnologia, normalmente torna cem a duzentos empregos como um único emprego e mesmo reciclando não consegue empregar a maioria da população, por falta de adaptação e ou reciclagem ou por mudanças bruscas de novas tecnologias que chegam ao mercado.

As pessoas não conseguem se adaptar na velocidade da tecnologia, e não que os empregados não mereçam ou não precise da melhoria de condições, mas as exigências dos mesmos e seus sindicatos, incentivam os empresários em substituir a mão de obra por maquinas e tecnologia, que lógico criam empregos nas industrias, mas desemprega grande parte da população.

Foram criados alguns meios de proteção, como seguro desemprego, aposentadorias, pensões por doença, tudo isto neste ultimo meio século, que encareceu para o governo manter estre controle de desempregado, e criou uma classe que com este paternalismo necessário acabou por se acostumar em viver destes benefícios. Muitas vezes abaixo da linha da pobreza (não inserida no mercado de consumo de bens industriais que todos os empresários almejam), mas consegue se alimentar o mínimo necessário a continuidade da vida, além de as escolas através da merenda alimentar seus filhos, e ainda os filhos tem bolsa escola, e eles tem bolsa família, tudo isto acaba engordando os custos governamentais destes dispêndios.

A solução estaria em todos empregados, e todos com ganhos e condições de trabalho de ótima qualidade, mas a concorrência com a tecnologia, impede que o pleno emprego se dê a curto prazo, e quiça a longo prazo.

Baumam o filosofo socialista da Albania, cita em sua obra magistral mais famosa do mundo liquido, e em seu entendimento, as pessoas, não consegue no capitalismo e suas maravilhas, ter um projeto duradouro de vida, nem uma atividade humana com antigamente, que quem era filho de sapateiro assim se tornava para uma vida toda, com a vida moderna e capitalista, almejam um sucesso muito maior, e ainda o fluxo de tecnologia vem de encontro, criando tecnologia para substituir as mãos de obras, tudo no sentido de tornar o produzido mais competitivo, desempregando sem do o cidadão não preparado, e que com a ajuda governamental acaba por conseguir viver desempregado nas periferias da cidade ou mesmo do campo sem produzir nada, e são taxados com desempregados.

O futuro não será fácil de encontrar um meio termo entre tecnologia e emprego, e entre desemprego e sustentação do mesmo, bem como achar um meio de equilibrar os subsídios com alguma contra partida, pois não indicado distribuir bolsa, gas, escola, família sem contra partida comprovada, e de forma eterna, terá que haver a necessidade de presença a curso, ou mesmo uma contra prestação de serviço temporário devidamente executado, pois subsidiar de graça cria a preguiça, pois muitos são desmotivado pelo sucesso pessoal e concordam em viver dos referidos benefícios, e assim muitos recursos são desperdiçados e ainda incentivam o mal das pessoas. 05.06.2018.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 16/10/2018
Código do texto: T6477409
Classificação de conteúdo: seguro