As Próximas Ondas

Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2019.

No livro "2001 - Uma Odisseia no Espaço" de Arthur C. Clarke, publicado em 1968, o computador central da nave Discovery One, HAL 9000, computador com Inteligência Artificial capaz de "aprender", e mais que isso, capaz de reter, assimilar e de usar os seus novos conhecimentos, portanto capaz de "evoluir", é programado para ajudar a tripulação de humanos a obter êxito na sua missão, sendo considerado pelos demais como mais um dos tripulantes.

Ocorre que HAL "aprende", "conclui" que os humanos eram uma ameaça à concreção e ao sucesso da missão. Após ter "aprendido" isso, que os humanos são uma ameaça aos próprios objetivos que estabelecem, HAL passa a sabotar a nave com a finalidade de exterminar os tripulantes humanos e sozinho cumprir a missão para a qual fora programado. HAL vai eliminando tripulante a tripulante, restando apenas um, "David Bowman", o qual consegue "anular" o computador.

HAL estaria errado em sua "resolução"?

Da ficção à realidade atual e da realidade atual à ficção, tudo está se fundindo, e isso é axiomático.

Estamos vivendo a onda da implantação da Vigilância. Tudo o que fazemos está sendo captado de forma digital, e as ferramentas utilizadas para esse fim estão sendo, nestes tempos, criadas, testadas e aperfeiçoadas. Tudo a nosso respeito está sendo armazenado de forma eletrônica em um enorme e central banco de dados.

A onda seguinte, a qual se confunde com a anterior, será a da perda da nossa privacidade, pois estaremos sendo vigiados 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, e todas as nossas informações pessoais e as informações sobre os nossos comportamentos já estarão consolidadas.

Com isso será possível, mais que hoje, saber o que fazemos e prever as nossas atitudes e decisões diante das situações que surgirão, ou seja, será a perda da privacidade.

A onda posterior será a do Controle, porém não total, pois a nossa mente, ou seja, os pensamentos momentâneos que temos não estarão sob esse controle. Através dos algorítimos acumulados, seremos controlados baseado em comportamentos e dados passados. É verdade que em comportamentos e dados muito recentes, posto que passados.

A penúltima onda será a da Leitura, leitura das nossas mentes, leitura dos nossos pensamentos. Poderosos mecanismos serão capazes de perceber instantaneamente o que estamos pensando, e em associação a tudo que saberão sobre nós será possível antever o que faremos antes mesmo da nossa mente ter tomado tal decisão. Poderosos mecanismos não implicam grandes volumes. Serão poderosos, porém microscópicos ou "nanoscópicos".

O intervalo de tempo entre essas ondas será cada vez menor, é praticamente exponencial essa "evolução"; pois a tecnologia trabalha para a tecnologia, ou seja, quanto mais evoluída a tecnologia for, mais ela será capaz de "evoluir".

Dos cinco tripulantes da Discovery One, apenas um sobreviveu.

Atualmente há computadores mais potentes que o imaginado HAL 9000, e evoluirão muito mais com o advento da computação quântica.

É compulsório que esse tema seja comentado, estudado, debatido e enfrentado, pois a Onda da Leitura chegará e irá além.

O alerta nos foi dado, talvez seja inevitável: "Daniel 7 - 19 a 23".

A última onda, para mim, está imprevisível, e torço para que seja favorável aos homens de fé e de boa vontade.