POR QUE SOMOS APOCALÍPTICOS?

"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" (Mt 24:42).

Aqueles que não vigiam, sabem quando vem o Senhor, ou seja, para eles: Nunca!

Íntima e solidamente, não creem na vinda de Jesus, por isso, não vigiam.

Aqueles que vigiam, não sabem quando Jesus virá, mas creem que ele virá, por isso, com fadiga, leem e estudam as Escrituras.

"Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3).

"Mas considerai isso: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos (preparados); porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mt 24:43,44).

Os que não vigiam, terão as suas casas (almas) arrombadas e saqueadas.

PRIMEIRA PROFECIA APOCALÍPTICA

"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia que Noé entrou na arca, e não perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também na vinda do Filho do homem " (Mt 24:37-39).

No nascimento de Noé, em 3051 a.C., seu pai Lameque, refletindo toda a dor e a angustia de seus contemporâneos, dolorosamente exclamou:

"Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Eterno amaldiçoou" (Gn 5:29 , Gn 3:17).

De fato isto ocorreu, seiscentos anos depois, quando Noé construiu a arca e salvou a descendência de Lameque , ou seja: oito pessoas, do Dilúvio.

Lameque foi o primeiro a profetizar um "fim de mundo" através de seu filho Noé.

Com Noé acabar-se-ia o trabalho e a fadiga, e a chatice desse mundo. E, de fato isto aconteceu 600 anos depois, quando quase todos pereceram no Dilúvio, exceto Noé, sua mulher, seus três filhos e três noras.

Bendito é o dia da vinda de Jesus (2Tm 4:8). Ele enxugará as nossas lágrimas, nos consolará e dará descanso e felicidade eterna para a nossa alma (Ap 21:4).

Por que esperamos o Fim?

Cada dia que passa, não vivemos, mas morremos.

Mais perto estamos da morte física, portanto, a nossa passagem nesta terra, é de morte e não de vida; caminhamos diariamente para a morte e não para a vida.

Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto (Gn 1:26,27), o homem foi criado por Deus para ser eterno.

Tudo o que o SENHOR faz durará eternamente (Ec 3:14). E durará eternamente: ou na presença Dele, ou fora da presença Dele.

OS APÓSTOLOS ESPERAVAM E ANSIAVAM PELA VINDA DE JESUS, EM SEUS DIAS,

E APARENTEMENTE ISSO NÃO OCORREU

"Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos tem surgido; pelo que conhecemos que é a última hora" (1ºJoão 2:18).

"A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus... na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angustias até agora. E não somente ela, mas também nós" (Rm 8:19-25).

"E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia..." (Rm 13:11,12).

"Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está. Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento... Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia... " (1Co 7:25-29).

"... pois a vinda do SENHOR está próxima... Eis que o juiz está às portas" (Tg 5:8,9).

"Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada ..." (1Pe 4:17).

"Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; TODAVIA (se Jesus demorar e não vier no transcorrer da minha vida, continuarei na fé), o meu justo viverá por fé.

Se retroceder, nele não se compraz a minha alma" (Hb 10:37,38).

A TODOS QUANTOS AMAM A VINDA DE JESUS

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda" (2Tm 4:7,8).

Quem está consciente de que combateu o bom combate, completou a carreira, e guardou a fé, está apto para amar e se regozijar com o Dia da vinda de Jesus (Lc 21:27,28).

E, porque ama e se regozija com a vinda de seu Amado, passa a viver intensamente este Dia da Vinda, como se já fosse um dia presente.

Para este bem-aventurado de espírito, não importa se vive ou não, pois, ainda que a morte o tome, ele já se tem na presença de Jesus.

E sente-se assim porque, se morto, se tem por ressuscitado; se vivo, se tem por plenamente restaurado, já transformado naquele Dia.

Os mortos ressuscitarão primeiro, em corpos incorruptíveis; depois, nós, os vivos, seremos transformados de corpos corruptos em corpos incorruptíveis, e, tanto ressuscitado como os transformados, serão arrebatados aos céus, para o encontro com o Amado, naquele Dia, que será eterno (1Co 15:50-55 , 1Ts 4:13-18).

Portanto, os eleitos, que dormem no pó da terra, também vivenciaram o Apocalipse.

Qualquer crente que tenha vivenciado parte do Apocalipse, seja a primeira parte, seja as sequencias, sejá a última, tem vivência no todo, pois o Apocalipse inicia-se com a ressurreição de Jesus (Ap 1:4-8).

O primeiro que viu Jesus subir aos céus, em nada é inferior ao último que virá Jesus descer dos céus, pois não existe para Deus, um espaço de tempo entre subir e descer.

Todo o crente aguarda ainda no transcorrer de sua vida, a vinda de Jesus.

Isto é assim desde que Jesus subiu aos céus, e prometeu voltar para levar para junto de si a sua Igreja.

E Jesus disse a João, no ano 100, que isso seria sem mais demora.

E João respondeu: Vem Senhor Jesus! (Ap 22:20).

E João morreu e dorme no pó da terra, certo de que Jesus vem sem demora.

E todos os crentes que morreram no transcorrer destes já quase dois mil anos, também, como João, dormem no pó da terra, certos de que Jesus vem sem demora.

O tempo que dormem no pó da terra já não existe mais.

E tão logo forem chamados por Jesus, acordarão do sono para receberem a vida eterna (Jo 5:28,29).

E não haverá transcurso de tempo, entre o último segundo de vida corruptível, e o primeiro segundo de vida incorruptível, pois será como um abrir e fechar de olhos (1Co 15:50-53).

Isto é o cumprimento da Palavra: vir SEM DEMORA.

Assim como Jesus e o Pai são um só Deus (Jo 10:30); assim também todos os crentes vivem em unidade de fé e agem como se fosse um só homem em Cristo Jesus.

Sendo assim, o "venho sem demora" de Jesus para João, vale para João e para todos, em todas as gerações nestes já quase dois mil anos; e está em vigor até o último crente que irá nascer, antes de sua vinda, que presumo se dará até o final de 2023.

Paulo fala em “os fins dos séculos”. Isto significa que ele não estava se referindo somente ao fim do século em que ele vivia, mas também a todos os fins de séculos que viriam.

A expressão “século” na Bíblia não significa um numero exato de anos sequenciais de um a cem, mas o tempo em que uma pessoa viveu.

"Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos tem chegado" (1Co 10:11).

RENOVAÇÃO DIÁRIA

Todos os dias de um crente são vividas e passadas na transmissão das Boas Novas.

Essas Boas Novas constituem-se do Evangelho, das Cartas e do Apocalipse. E nenhuma das mensagens é maior ou menor. Todas elas tem um objetivo a ser alcançado.

Quem vive diariamente a Cruz, vive também a vinda de Jesus. E quem tem a Cruz, que embora passada, e como um tempo presente em nossas vidas, tem também esta Vinda, que embora por vir, é como algo presente no dia a dia.

Quando os apóstolos profetizaram esta vinda de Jesus em seus dias, profetizaram também esta vinda para ALEGRAR e ANIMAR a eles, e a todas gerações que viriam após eles.

Esta pregação apocalíptica não foi uma atitude premeditada, nascida na cabeça deles, mas, uma providência divina para manter a fé e esperança, e, de antemão, alegrar e animar a todos, até que todos os eleitos alcancem o objetivo.

ESCARNECEDORES

Desde os dias dos apóstolos, como também em todo o decorrer destes quase dois mil anos, muitos profetizaram a vinda iminente de Jesus, inclusive os apóstolos.

Erraram? - Não! - Antes, pelo contrário, deram testemunhos de sua fé, de seu amor a Jesus, e são exemplos a ser seguidos por nós.

Partiram deste mundo, certos de que Jesus voltou, pois a fé é sempre um tempo presente.

Tais cristãos, amantes de Jesus, partiram no regozijo de ter visto a sua esperança confirmada, em suas vidas.

Os que morreram tendo essa expectativa do Apocalipse, são tão herdeiros quantos os que vivem essa expectativa, e quanto aqueles que verão confirmadas no tempo, tal expectativa.

Se todos são co-herdeiros, então todos, desde a assunção de Jesus, até a sua vinda, vivem a expectativa da vinda iminente de Jesus, e se consolam, e se alegram nisto.

Tolo é aquele que mede espaços, tempos, não tendo posse do que é eterno.

Tanto faz o tempo. Não importa se Paulo, Pedro, etc., dormem no pó da terra, pois, acordarão tão logo ouvirem a vós do seu Amado.

E eles, que foram os primeiros a anunciarem a vinda de Jesus, receberão maior galardão do que aqueles que a anunciaram por último, pois eles, são pais desta nossa esperança.

ATITUDE APOCALÍPTICA

Todo o discípulo de Jesus, amam o dia de sua vinda, e esperam este Amado com intenso aguardo e ansiedade. E, em tudo cooperam com Deus para esta vinda.

Se não for assim, algo está errado com sua fé: São mais amantes de si e do mundo, do que amantes de Jesus... e não são dignos de Jesus (Mt 10:37-39).

Isto é semelhante ao enamorados, que estando separados fisicamente de sua amada, a aguarda loucamente.

Quem não conta os dias que faltam para a vinda de seu Amado, é mais doido do que aquele que os conta. Ou, nunca se apaixonou por alguém ... não sabe o que é amor.

Em todas as gerações que viveram depois da ascensão de Jesus aos céus, este desejo de estar com Cristo já, toma totalmente o tempo de seu ser.

Todo o cristão tem a esperança que Jesus venha sem demora, já, na sua existência. Eu a tenho, João a teve (Ap 22:20).

Os olhos de sua alma vagueiam, e perscrutam os céus ansiosamente, à procura da chegada do Amado.

Foi assim com os apóstolos e discípulos, e é assim com todos nós, apaixonados por Cristo.

Como enamorados, contamos os dias, e dizemos a todos, da intensa alegria que sentimos pela vinda iminente do Amado. E, nesta iminência, dividimos e transmitimos a todos os que se regozijam conosco, o dia desta chegada.

Pobre e sem graça é aquele que diz:

Onde está a promessa de sua vinda? (2Pe 3:4); enterrará a sua estéril e vã sabedoria, no mais tormentoso abismo.

Portanto, se esta vinda do Amado ainda não ocorreu, mas, certamente ocorrerá, não há o que criticar naqueles que a profetizaram, ou, profetizam, como é o meu caso, mas, ao contrário, há de se louvar a sua intensa fé, e intenso amor.

Vive em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda deste Dia (2Pe 3:11,12).

ESTEVÃO: foi o primeiro a ver a vinda de Jesus.

Pouco antes de ser apedrejado e morrer, Estevão viu os céus se abrirem, e pode desfrutar da visão da glória de Jesus, à destra do Pai,

"Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, em pé à destra de Deus" (Atos 7:55).

"Todo o olho verá" (Ap 1:17 - Mt 24:30).

Todos, desde as pessoas que crucificaram a Cristo Jesus, até ao último homem que nascer, verão a segunda vinda de Jesus, e a sua majestade e glória.

Estevão foi o primeiro a ver.

Todos os que amam a vinda de Jesus (2 Tm 4:8), eventualmente, em sonhos e visões de seu sono, também veem esta vinda, embora, não se lembrem quando estão despertados.

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 12/09/2019
Reeditado em 05/04/2024
Código do texto: T6743619
Classificação de conteúdo: seguro